Monday, September 8, 2014

ORA ORA AFINAL FORAM OS GAJOS DA MAÇONARIA A VIVER ACIMA DAS SUAS POSSIBILIDADES...

Convento privado reconstruído com dinheiros públicos está abandonado em Monsaraz
JOSÉ ANTÓNIO CEREJO 08/09/2014 - 09:35
Comprado por um antigo ministro e grão-mestre da maçonaria, o Convento da Orada ameaça regressar ao estado em que estava antes de ser reconstruído, há 23 anos, com a ajuda de mais de um milhão de euros de fundos europeus. Se a fundação for extinta, o convento fica para os herdeiros de Rosado Correia.

O Convento da Orada, propriedade de uma fundação privada que gastou pelo menos 1,1 milhões de euros de fundos públicos para o restaurar no início da década de 90, encontra-se em adiantado estado de degradação e está abandonado há cerca de cinco anos, no concelho de Reguengos de Monsaraz.

A cobertura do edifício apresenta danos consideráveis, algumas construções anexas estão já em ruína e com portas arrombadas, enquanto junto ao claustro pastam cavalos e porcos.

Comprado em 1988 por João Rosado Correia — um antigo ministro socialista e ex-Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano que nesse ano criou a Fundação Convento da Orada (FCO) e faleceu em 2002 — o convento, situado na aldeia do Telheiro, junto à vila de Monsaraz,

No comments: