Thursday, October 16, 2008

VÁ ENVERGONHEM ESSES SUCESSIVOS GOVERNOS

Ultramar: Dia do Veterano de Guerra assinalado em Guimarães
Combatentes exigem regresso dos mortos
Os ex-combatentes vão reforçar a luta pelo repatriamento dos cerca de três mil corpos de companheiros mortos na guerra do Ultramar. A causa vai dominar as comemorações do Dia dos Veteranos de Guerra, que terão lugar segunda-feira em Guimarães, numa iniciativa que marca o arranque da estratégia aprovada pela Federação Portuguesa das Associações de Combatentes para descentralizar a efeméride, tradicionalmente realizada em Lisboa.


"É uma dívida de sangue que Portugal tem para com estes militares, que só tiveram direito a bilhete de ida. Está mais do que na hora de o País pagar o bilhete de volta para que estes heróis possam ser homenageados e chorados pelos seus familiares e amigos", frisou ao CM Augusto Freitas, presidente da Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra (APVG), encarregue da organização das comemorações, que serão antecedidas por dois dias de convenção nacional sobre ‘A realidade histórica e sociológica da Guerra Colonial’.

O líder associativo denuncia situações de "vandalismo e horrores indescritíveis" praticados nos locais onde se encontram os restos mortais dos militares que ‘tombaram’ em combate nas antigas colónias de Angola, Moçambique e Guiné. "O regresso destes corpos é uma questão de respeito e de dignidade humana, que mobiliza todos os que estiveram em combate", sublinhouAugusto Freitas, reconhecendo a necessidade de garantir também maior dignidade aos sobreviventes, face aos problemas de stress pós-traumático de guerra, que tem levado ao afastamento de familiares e amigos.

DINHEIRO PARA AFRICANIZAR O PAÍS NUNCA FALTA.PERDÕES DE DÍVIDA DA ORDEM DE 400 MILÕES NÃO COMOVE NEM ESPANTA NINGUÉM.DINHEIRO A RODOS PARA O EX-IMPÉRIO É JÁ ENTENDIDO COMO DEVER NACIONAL.TRAZER OS NOSSOS EX-COMBATENTES ABANDONADOS PODE CHOCAR... SE ISTO NÃO É UMA TRAIÇÃO AOS QUE CANTOU CAMÕES...

No comments: