Sunday, November 22, 2009

A TÉCNICA DO RUI PEREIRA É:NACIONALIZA-SE TUDO...

21 Novembro 2009 - 00h30

Entrevista: Rui Pereira
"Reforçar combate ao tráfico humano”
Rui Pereira, ministro da Administração Interna, revela ao CM a estratégia de Portugal no ‘Diálogo 5+5’, que luta contra o terrorismo, tráfico de pessoas e imigração ilegal.


Correio da Manhã – Arranca amanhã, em Veneza, a XIV Conferência de Ministros do Interior dos países do Norte e do Sul do Mediterrâneo, que constituem o ‘Diálogo 5+5’. De que se trata, concretamente?

Rui Pereira – O ‘Diálogo 5+5’ foi instituído em 1990 por uma iniciativa dos ministros dos Negócios Estrangeiros. Em 1995, realizou-se a primeira Conferência dos ministros do Interior, com objectivo de reforçar a cooperação nos domínios da luta contra o terrorismo e a criminalidade organizada, da gestão dos fluxos migratórios e do combate contra o tráfico de pessoas e, por último, da Protecção Civil. Presentemente, engloba Portugal, Espanha, França, Itália e Malta, da parte europeia, e, no Norte de África, Marrocos, Tunísia, Argélia, Mauritânia e Líbia.

– Que mais-valias tem Portugal levado para estes encontros?

– Sendo Portugal um país de longa tradição migratória e de fortes laços com o continente africano, temos procurado aprofundar o entendimento entre os Estados das duas margens do Mediterrâneo num diálogo que acarreta mais-valias para todos.


JÁ UM DIA DISSE QUE INFELIZMENTE TENHO MÁ IMPRESSÃO DE TRANSMONTANOS.SÃO MUITO VOLÚVEIS E TRAIÇOEIROS...

No comments: