Sunday, January 5, 2014

ALIADOS?A SAQUEAR, INCENDIAR E ROUBAR UMA CIDADE?MAS PRONTOS A COISA FAZ SENTIDO DEPOIS DE SE VEREM LIVRES DA TRAIÇÃO CASEIRA QUE TEM DESPACHADO TUDO SEM GUERRAS...

Associação de Faro quer reaver livros confiscados pelos ingleses há 400 anos
LUSA 04/01/2014 - 18:47
Obras retiradas à cidade, num saque feito sob comando do conde de Essex, encontram-se depositadas em biblioteca da Universidade de Oxford desde 1602.

Património
Faro
A associação Faro 1540, de defesa do património da capital algarvia, quer reaver para a cidade uma colecção de livros confiscada por tropas inglesas, em 1596, quando a cidade foi saqueada e incendiada sob o comando do conde de Essex.

Constituída por 65 títulos (de um total de 91 volumes), a então biblioteca que pertencia ao bispo do Algarve está depositada na Bodleian Library da Universidade de Oxford desde 1602, explica à Lusa Bruno Lage, presidente da associação Faro 1540.

"Decidimos reclamar o que é da cidade através de uma moção votada pela nossa assembleia geral e da qual foi dado conhecimento ao Governo britânico e à Universidade de Oxford", diz o mesmo responsável.

De acordo com Bruno Lage, apesar de nunca se ter conseguido confirmar que o exemplar do Pentateuco (livro religioso), que se encontra na British Library, também foi confiscado na mesma ocasião, a associação aproveitou para pedir também a sua devolução à cidade.

Está em causa aquela que é alegadamente a única cópia conhecida do Pentateuco, e que terá sido o primeiro livro impresso em Portugal, pelo editor judeu Samuel Gacon, operador da primeira oficina tipográfica em solo português, situada em Faro.

"Nós daríamos inevitavelmente muito mais valor a isso [ter o Pentateuco] do que a própria biblioteca onde está, que deve ter milhares de livros e com certeza muito mais importantes do que este", sublinhou.

Lembrando que Portugal e Inglaterra têm uma das mais antigas alianças diplomáticas do mundo, o presidente da Faro 1540 considera não fazer sentido que, até hoje, aquele património se encontre fora do país.

O episódio em que a cidade de Faro foi incendiada e saqueada pelas tropas do conde de Essex é considerado um dos mais negros da história de Faro, elevada a cidade no ano de 1540.

A Faro 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro foi criada em 2009, possuindo o estatuto de organização não governamental (ONG) de património e ambiente. Conta com 250 associados.

OI ONG E AS DEVOLUÇÕES DO LOUVRE?DO RAPINANÇO DAS INVASÕES FRANCESAS E QUE MAIS UMA VEZ OS "ALIADOS" ATÉ TRANSPORTARAM PARA FRANÇA APESAR DOS PROTESTOS INDÍGENAS...
MAS PODEM CONTINUAR COM OS ARQUIVOS DA PIDE ENVIADOS PARA A EX-URSS E QUE AINDA NINGUÉM RECLAMOU NÃO SEI BEM PORQUÊ, OU MELHOR ATÉ SEI...

No comments: