BPN: Antigo gestor acusa Teixeira dos santos de incompetência
Grão-mestre paga quatro milhões
O presidente da Galilei, ex-Sociedade Lusa de Negócios, e grão-mestre da loja maçónica Grande Oriente Lusitano (GOL), Fernando Lima, mostrou-se ontem "estupefacto e indignado" com a decisão do Banco de Portugal (BdP) em aplicar à SLN uma coima de quatro milhões de euros, no âmbito do processo BPN. Lima diz ainda que os restantes arguidos individuais foram condenados a "valores inferiores a um milhão de euros".
No total, o BdP aplicou multas que chegam aos 9,9 milhões de euros a 17 arguidos, entre eles o ex-presidente do BPN e SLN, José Oliveira Costa, a quem foi aplicada uma coima no valor de 950 mil euros e a inibição de exercer cargos no sector financeiro durante 10 anos .
Lima falava na comissão parlamentar sobre a nacionalização e reprivatização do BPN, onde esclareceu que a dívida da Galilei à Parvalorem, a sociedade veículo criada pelo Estado para absorver imparidades do BPN, é de 170 milhões de euros.
Antes, os deputados ouviram Meira Fernandes, administrador da equipa de Miguel Cadilhe, que teceu duras críticas ao antigo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, e ao ex-governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, por rejeitarem o plano, de 600 milhões de euros, para recuperar o banco e optarem pela nacionalização. As declarações de Teixeira dos Santos na altura "revelam uma incompetência básica". O governante "não sabia o que estava a fazer".
Meira Fernandes alega que "quem assustou [os clientes] foi o BdP, ajudado por Teixeira dos Santos" ao falar em risco sistémico, levando à "sangria" de depositantes e que, com o plano, o Estado teria poupado, pelo menos, 380 milhões de euros de participações de accionistas. E que a equipa de Cadilhe foi "completamente enganada" por alguns accionistas.
ISTO DE DESAPARECEREM MILHARES DE MILHÕES E SÓ HAVER DÍVIDAS DE MILHÕES SÓ PODE SER COLMATADA COM UM NOVO AUMENTO DO PIB.QUE A RAPAZIADA DA "VIÚVA" ACELERE A IMPORTAÇÃO E NACIONALIZAÇÃO DOS ANALFABETOS DO MUNDO A QUEM A SEGURANÇA SOCIAL PAGARÁ O CARDÁPIO DO "ESTADO SOCIAL".E COMO JÁ NINGUÉM EMPRESTA QUE TODOS OS FUNCIONÁRIOS DO ESTADO VEJAM MAIS UM MÊS SER CONFISCADO PORQUE AFINAL ELES NEM REFILAM...
O QUE INTERESSA É OS IRMÃOS PODEREM APRESENTAR-SE EM ÁFRICA COMO SALVADORES DO PLANETA E MOSTRAREM OS "CASTIGOS" APLICADOS AOS ANTIGOS COLONIZADORES...JÁ QUASE TODOS IGUAIS, TODOS DIFERENTES COM A AFRICANIDADE.AGORA E MAIS UMA VEZ "PORTUGUESA"!
PS
SE O GRÃO MESTRE NÃO GOSTOU DA MULTA QUE OS IRMÃOS CUMPRAM AS ORDENS PARA O SALVAR...
No comments:
Post a Comment