Monday, June 16, 2008

RAÇA NO MENU DA ESQUERDA QUE CONTA

RAÇA MALDITA
"O povo é que faz a língua? Não exactamente. Há um comité tácito a determinar a língua que o povo deve ou não deve fazer. A última vítima do comité foi o próprio Presidente da República, que mencionou o Dez de Junho como o "dia da raça" e viu-se logo torpedeado por protestos do BE e do PCP. "Raça" não se diz.

Por acaso, há quem discorde. E não, não é um skinhead. É, por exemplo, um cientista chamado Mark Pagel, que no corrente número da revista britânica Prospect recupera o conceito com intenções sérias. Resumindo imenso, Pagel defende que o uso grotesco do termo ao longo da História não o invalida: não sendo "superiores" ou "inferiores", as raças existem e traduzem-se nas múltiplas diferenças (genéticas, culturais) entre os grupos humanos. O ponto de Pagel é que, a partir da biologia, cada grupo (ou raça) tende a distinguir-se pela partilha de valores. Porém, todos os grupos se distinguem dos restantes animais por, juntamente com os valores, partilharem expectativas de cooperação, ou seja, a faculdade de nos relacionarmos com outrem sem esperarmos retribuição imediata. Se a cooperação é favorecida dentro de um determinado grupo, não está, graças ao egoísmo da espécie, restrita a tais fronteiras: as pessoas entendem-se com as pessoas que aceitam entender-se com elas. Dito de outra maneira, as particularidades desenvolvidas no interior de uma raça são o instrumento que permite ultrapassar as respectivas barreiras.

Mas que interessam as reflexões científicas, ainda que talvez demasiado optimistas? De certeza que as considerações de Pagel não pesaram na distraída afirmação do prof. Cavaco. E não pesaram na fúria com que cidadãos honrados da estirpe de um Fernando Rosas a denunciaram. O episódio não passou de um pretexto para a extrema-esquerda praticar o seu desporto favorito: apontar o dedo a "fascistas".

Já agora, e dado que ócio não lhes falta, lembro aos vigilantes que condenar as referências à raça não basta. Só a designação actual do Dez de Junho encerra uma série de alusões discriminatórias. Mesmo sem nos inquietarmos com a ofensiva designação do "Dia de Camões", uma prepotência colonialista que omite inúmeros vultos literários da lusofonia, de Pepetela a Mia Couto, convém notar que "Dia de Portugal" é de um nacionalismo atroz e que "Dia das Comunidades Portuguesas" é pura xenofobia.

Se eu fosse o prof. Rosas, não descansava até corrigir a coisa para Dez de Junho, Dia da Terra e da Humanidade em Geral. Isto se não se ofender os extraterrestres, em que o prof. Rosas muito provavelmente acredita."

Alberto Gonçalves

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