Sunday, November 25, 2007

EMPRESTA E PERDOA E SACA A DIFERENÇA NOS CONTRIBUINTES

Portugal empresta 140 milhões de euros a Cabo Verde
Cabo Verde vai beneficiar de dois empréstimos de Portugal, de 140 milhões de euros, para construir estradas, portos e aeroportos



Os dois acordos nesse sentido foram hoje assinados na Cidade da Praia pelos ministros das Finanças dos dois países, Teixeira dos Santos e Cristina Duarte, no âmbito da visita de um dia do governante português.
Os empréstimos foram feitos a uma taxa de juro abaixo da taxa de mercado, «em condições favoráveis e vantajosas para Cabo Verde», disse Teixeira dos Santos após a assinatura do acordo, explicando que um deles, de 100 milhões, é assegurado pela Caixa Geral de Depósitos mas com «o Estado português como garante».
O segundo empréstimo, de 40 milhões de euros, irá financiar projectos de infra-estruturas rodoviárias nas ilhas de Santo Antão, S. Vicente, Maio e Fogo.
Esse dinheiro irá financiar «estradas do mundo rural» das ilhas, enquanto os cem milhões se destinam nomeadamente aos portos da ilha do Fogo e de Santiago, esclareceu a ministra das Finanças de Cabo Verde, Cristina Duarte.
Os dois ministros assinaram também memorando de entendimento para intensificar, «de forma global e duradoura» a cooperação financeira e a cooperação técnica na área das finanças e da administração pública.
«Queremos continuar a apoiar Cabo Verde no seu desenvolvimento» e na modernização, reforçando a capacitação em áreas como a tributação, a gestão orçamental ou a contabilidade pública, disse Teixeira dos Santos, acrescentando que no início do próximo mês «uma equipa alargada» do Ministério das Finanças de Portugal estará em Cabo Verde, para identificar as áreas onde a cooperação é mais necessária.
Teixeira dos Santos inaugurou hoje, ao lado do governo de Cabo Verde, a Circular da Praia, uma infra-estrutura financiada por Portugal.
A Circular liga a zona do aeroporto, a leste da capital, à saída oeste da Praia, a caminho da Cidade Velha. Com duas faixas, betonada, a circular vai permitir um melhor escoamento do trânsito na cidade.
Com um custo a rondar os 27 milhões de euros e considerada a mais importante via rodoviária de Cabo Verde, a Circular tem uma extensão de 17 quilómetros e cada faixa de rodagem 3,25 metros, com um separador central de 1,5 metros.
Segundo Teixeira dos Santos esta não é mais uma estrada, «é a estrada», pela influência que terá no desenvolvimento da ilha de Santiago.
Considerando a inauguração da via como um produto da boa cooperação existente entre os dois países, Teixeira dos Santos afirmou que Cabo Verde «é um bom exemplo do que deve ser a relação de parceiros entre dois países» e que o arquipélago é um caso exemplar de como deve ser «uma boa cooperação».
Ideia idêntica à manifestada por Cristina Duarte, para quem Cabo Verde e Portugal são dois países que conseguiram capitalizar o relacionamento histórico que têm, além da forte relação que vem do facto de terem uma língua comum.
Teixeira dos Santos encontrou-se também hoje com o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, e regressa domingo de manhã a Portugal.

AFINAL O QUE OS NOSSOS GOVERNANTES GOSTAVAM MESMO ERA DE TER UM IMPÉRIO...
PRIMEIRO MATAM AS SAUDADES COM A IMPORTAÇÃO DA POBREZA, DOS DESVALIDOS E INFECTADOS, DEPOIS VÃO LÁ PERGUNTAR SE É PRECISO MAIS ALGUMA COISINHA...
É TANTO O AMOR QUE UMA VEZ HOUVE UMA QUE SE APAIXONOU E SÓ A MALVADA POLÍCIA DEU CABO DO ROMANCE...

No comments: