Sunday, November 18, 2007

OU RECEBEM DUMA MANEIRA OU DE OUTRA

desemprego e a criminalidade voltaram ao Bairro Olival de Fora, Vila Franca de Xira, um ano depois do fim do projecto “Viver o Bairro” da Associação para o Desenvolvimento e Emprego (ADE), agora em processo de falência. Muitos dos trabalhadores das empresas de inserção criadas pela ADE continuam em situação de desemprego e a ausência de intervenção no bairro por esta Instituição Particular de Solidariedade Social, responsável por dar formação profissional a públicos desfavorecidos, despoletou uma nova onda de insegurança neste bairro da freguesia de Vialonga, habitado por seis mil pessoas, na maioria de origem africana. “Pela primeira vez em trinta anos tenho medo de sair à rua”, relata à Lusa Teodora Florêncio, que em Setembro foi alvo de um assalto por esticão e conta que em Outubro “foi uma rapariga degolada”. A moradora recorda que, em 1998, “quando a associação começou a intervir no bairro as casas foram pintadas e arranjadas” e o “bairro começou a ficar bonito”, reduzindo por outro lado a criminalidade através de programas de intervenção social, desde animação cultural, instalação de equipamentos sociais (centro de acolhimento de crianças em risco, centro comunitário e pavilhão gimnodesportivo). Teodora Florêncio, administrativa durante sete anos na ADE, está desempregada aos 55 anos de idade: “atingimos uma determinada idade e o nosso currículo não vale nada”, desabafa. Sem expectativas de receber os 10 mil euros de salários em atraso da ADE, conta com 500 euros por mês de subsídio de desemprego, do qual retira 350 euros para a renda de casa, ficando com o restante para sustentar a casa e ajudar o filho de 16 anos que estuda no ensino secundário.

MAS NÃO ERAM NECESSÁRIOS?NÃO VINHAM PARA NOS ENRIQUECER COM O SEU TRABALHO?QUE LHES DESSE UMA JUSTA RETRIBUIÇÃO?
PELO MENOS JÁ DEU NA ESCOLA SECUNDÁRIA UMA ESCOLHA DUMA DIRIGENTE PS DA ESCOLA DO LUGAR.MAS PARECE QUE OS RESULTADOS DA FORMAÇÃO NÃO SÃO ASSIM TÃO ANIMADORES...
ESTÃO A VER O QUE QUER DIZER O COMISSÁRIO DAS MINORIAS?TEMOS QUE RECEBER MENOS PARA ESTES RECEBEREM MAIS.MAS ACHO DISCRIMINATÓRIA ESTA POLÍTICA QUE DEIXA DE FORA TODO UM CONTINENTE, O AFRICANO.E OS OUTROS? NÃO CONTAM?NÃO TÊM DIREITO A PASSAPORTE?
O QUE EU MAIS GOSTO É DESTA MARAVILHOSA GOVERNAÇÃO HUMANISTA... QUE TEM QUE RECORRER A ÁFRICA PARA IMPLEMENTAR O SEU PLANO TECOLÓGICO QUE NUNCA MAIS ARRANCA(SE ARRANCOU AINDA NÃO DEI POR ISSSO...)

No comments: