Sunday, November 11, 2007

A EMPOBRECER PELO QUE ALGUÉM VAI TER QUE GANHAR MENOS

Quatro mil imigrantes fizeram prova de Português


CARLA AGUIAR
DIREITOS RESERVADOS (imagem)
Vieram de países tão distantes como a Índia, Paquistão, Guiné, Ucrânia, Moldávia, Cabo-Verde, Mauritânia e China. Todos falam um português "à sua maneira", com sotaques mais ou menos compreensíveis, envoltos em véus islâmicos, coloridas túnicas africanas ou estéticas de Leste. A vontade de ser português é o traço que os une na sua diversidade e que levou quase quatro mil imigrantes a submeterem-se, ontem, à prova de língua portuguesa, a última fronteira para adquirirem a nacionalidade com que sonham há vários anos.

O fenómeno está para durar, com os pedidos de nacionalidade portuguesa a disparar, passando de 4146 em 2006 para 17 185 no primeiro semestre deste ano, ou seja quatro vezes mais. A que não é alheia a consolidação da comunidade imigrante em Portugal, que já não quer voltar para os seus países de origem.

BEM DIZEM QUE O PESSOAL DEVE TER VALOR ACRESCENTADO NO QI MAS AFINAL É PESSOAL DAS OBRAS.QUE COMO SE SABE FALTA EM TODO O LADO.OS DOS BAIRROS SOCIAIS NÃO QUEREM AQUELES SERVIÇOS...
ACABEM COM AS PRESTAÇÕES SOCIAIS PARA VER SE O PESSOAL NOS ESCOLHE...

No comments: