Tuesday, September 17, 2019

AFASTADO O MAU DO SALVINI O MUNDO VOLTA A SER UM SÓ E POR NOSSA CONTA

Distribuição de migrantes resgatados
Agora ou nunca
A Alemanha quer que a Itália perca um quarto de todos os resgatados. A política de exclusão de Salvini é história, uma "coalizão de vontade" toma forma - também por medo de um retorno do populista de direita.

Por Frank Hornig e Steffen Lüdke
O "Ocean Viking" ao largo da costa de Lampedusa: resgate no mar sem histórias, sem reclamações
Alessandro SERRAN / AFP
O "Ocean Viking" ao largo da costa de Lampedusa: resgate no mar sem histórias, sem reclamações

Terça-feira, 17.09.2019 09:34impressãodireitos de usofeedback

"Estamos agora a caminho da ilha de Lampedusa " , grita um jovem a bordo do bote salva-vidas "Ocean Viking". Dezenas de migrantes estão sentados ao seu redor, explodindo de alegria. Este é o resultado de um vídeo que a organização MSF postou na Internet. Ela opera o navio de resgate.

Poucas horas depois, 82 migrantes resgatados descem do navio até um barco da Guarda Costeira Italiana, que os leva para terra. Todas as manhãs de domingo estão em terra.

O "Ocean Viking" é o primeiro barco salva-vidas privado que entregou migrantes resgatados de maneira tão espetacular este ano. Lampedusa foi designado para a ONG como um porto seguro. Nada, nada de gritos de um ministro italiano do Interior.

Uma nova política de resgate marítimo

A maioria dos migrantes agora deve ser redistribuída. Segundo informações da imprensa italiana, Alemanha e França assumem 24, oito vão para Portugal, duas para Luxemburgo, outras 24 permanecem na Itália.

A entrega dos migrantes é final e começo: simboliza o fim da política de encerramento italiana, pois Matteo Salvini a levou à sua partida. Ao mesmo tempo, representa um novo começo, uma nova política de resgate marítimo, planejada por alguns estados europeus.

Sob a liderança da Alemanha e da França, está se formando uma "coalizão de vontade", que não quer mais esperar que estados como a Áustria ou a Hungria também aceitem migrantes.

É assim que a distribuição de refugiados deve funcionar

A ideia: esses estados da UE querem distribuir migrantes resgatados no Mediterrâneo de acordo com uma chave fixa. O objetivo: equipes de resgate marítimas privadas não devem mais ficar dias e semanas antes de Malta e Lampedusa e, portanto, precisam implorar para poder entrar em um porto europeu.

As negociações estão em andamento nos bastidores há meses e serão concluídas em 23 de setembro em uma reunião de ministros do Interior da UE em Malta. Então a solução poderia ser formalmente decidida, o que já foi encontrado para o "Ocean Viking".

Malta e Itália abririam, portanto, pelo menos um porto, França e Alemanha poderiam receber 25% dos resgatados . Outros países como Itália, Luxemburgo e Portugal receberiam o resto da população. Pelo menos a Alemanha é a distribuição.

As negociações ainda estão em andamento, disse o ministro do Interior Federal Horst Seehofer na sexta-feira, o "Süddeutsche Zeitung". Mas se tudo continuar como está, "podemos levar mais de 25% dos resgatados de dificuldades que aparecem antes da Itália, o que não sobrecarregará nossas políticas de migração".

Anteriormente, os países da UE tentavam, há anos, chegar a acordo sobre cotas fixas para a distribuição de refugiados. Acima de tudo, os países da Europa Oriental bloquearam, mesmo o italiano Matteo Salvini não era fã da idéia, ele jogou os parceiros europeus antes da hipocrisia.

Refugiados resgatados do "Ocean Viking" no porto de Lampedusa
Alessandro Serrano / AFP
Refugiados resgatados do "Ocean Viking" no porto de Lampedusa

Salvini se foi - o medo dele permanece

Agora que Salvini se foi, uma nova coalizão de Cinque Stelle e social-democratas governou a Itália. Ela deve impedir que Salvini volte ao poder na próxima oportunidade. O novo governo levou os refugiados para terra com barcos da Guarda Costeira. Não havia imagens de TV do navio de resgate em um porto italiano, pois Salvini seria um presente.

O primeiro ministro da Itália, Giuseppe Conte, enfrenta, portanto, um ato de equilíbrio. Ele não pode continuar a agenda de encerramento de Salvini. Então ele perde o apoio dos novos parceiros de coalizão do Partido Democrata (PD). E ele não pode estabelecer uma cultura acolhedora - muitos italianos já haviam apoiado a política de porto fechado de Salvini.

A nova coalizão dos dispostos é agora um meio termo, encerra as maquinações indignas dos botes salva-vidas e de seus migrantes. E, ao mesmo tempo, invalida o principal argumento de Salvini de que a Alemanha e a França abandonariam a Itália.

Até a Alemanha e a França não têm interesse em ter que lidar com o populista de direita babando novamente em breve. Portanto, é provavelmente para explicar que os dois estados agora seguem em frente. É a hora certa, ao mesmo tempo em que ela está empurrando.

O menor denominador comum

No entanto, a promessa de Seehofer não é exatamente ousada. Durante meses, quase nenhum migrante e refugiado chega à Itália ou Malta. Apenas uma pequena proporção deles é desembarcada por socorristas particulares. Até agora, este ano, houve apenas 1344. No total, 8.104 migrantes chegaram a Malta e Itália. A Alemanha teria que absorver no máximo 336 deles.

Isso é demonstrado pelas estatísticas do pesquisador de migração italiano Matteo Villa, que trabalha para o think tank italiano ISPI. A esse respeito, o sistema de cotas é um consenso mínimo, o menor denominador comum.

O esquema não altera o fato de a UE continuar interceptando os migrantes da Guarda Costeira da Líbia e devolvê-los aos campos de tortura. Essa é a razão pela qual tão poucos migrantes ainda chegam à Itália ou Malta. E isso não muda o fato de que os migrantes continuam se afogando no Mediterrâneo. 642 pessoas perderam a vida apenas este ano na rota central do Mediterrâneo.

Mais em SPIEGEL +
Raptos na Líbia:
Raptos na Líbia
"Se você não juntar o dinheiro, nós temos o corpo dele"
Porta traseira de Seehofer

Além disso, Horst Seehofer aparentemente planeja uma porta dos fundos. O Ministério do Interior fala de um "mecanismo temporário de distribuição humanitária de emergência". Mudanças deveriam ser possíveis se anteriormente o número de migrantes resgatados aumentasse significativamente, disse um porta-voz do Spiegel, do Ministério do Interior. Além disso, "como segundo pilar, novas medidas devem ser acordadas para evitar o 'efeito pull'". O Ministério do Interior está de acordo com os outros ministérios federais e outros estados da UE, afirmou.

Como efeito puxado, políticos e pesquisadores de migração chamam a teoria de que, por exemplo, serviços de resgate ativos promovem a migração. Não há provas para a existência de um efeito de atração significativo .

Pelo contrário, os especialistas em migração concordam que pelo menos o pequeno número de socorristas particulares não é um fator de atração. Além disso, os chamados fatores de pressão - como estupro e tortura nos campos de refugiados da Líbia ou pobreza e perseguição na terra natal dos migrantes - são fatores muito mais importantes.

Uma grande diferença é a chave de distribuição para o trabalho do Sea Rescue. Agora eles podem planejar suas missões muito melhor. No passado, algumas organizações tinham problemas para encontrar uma equipe adequada. Muito incerta era a duração da missão, não estava claro nem para onde alguém poderia ir do conselho.

Capitão Reisch: "O número de afogados é muito maior do que pensamos"

Em Roma, Claus-Peter Reisch só conheceu seus advogados ontem de manhã. O capitão do "Eleonore" havia desembarcado 104 refugiados na Sicília no início de setembro contra a vontade do antigo governo italiano - e, portanto, deveria pagar de acordo com as disposições das leis de segurança de Salvinis multa de 300.000 euros. "As leis de segurança devem ser interrompidas", diz Reisch. A aplicação deles também deve responder retroativamente aos navios de resgate já afetados, ele exige.

Ele espera que haja uma solução fundamental na cúpula em Malta. Ele está envolvido há muito tempo. Ele esteve apenas no final de março com Horst Seehofer no Ministério do Interior, diz Reisch. Ele mostrou ao ministro do Interior fotos de uma operação de resgate e descreveu a difícil vida cotidiana a bordo. Ele nunca recebeu esse relatório, disse Seehofer, Reisch disse à entrevista em Roma na segunda-feira. "É impossível e perigoso manter os refugiados no mar", diz Reisch. "Eles também podem esperar em terra os estados para os quais são distribuídos".

Assim que houver uma solução política, as organizações humanitárias poderão finalmente funcionar melhor, diz Reisch. E isso é urgentemente necessário. Quando estava viajando com o "Eleonore" no Mediterrâneo, encontrou um bote vazio e danificado. Ele estima que cem pessoas se afogaram. Mais dois botes haviam feito ligações de emergência, mas estavam distantes de seu local há algumas horas e provavelmente também tiveram um acidente. Reisch diz: "O número de pessoas afogadas é muito maior do que pensamos".

E É TUDO REFUGIADO E BOM PARA A DEMOGRAFIA E PARA A NOSSA RIQUEZA...
E PORTUGAL ESTÁ NA LINHA DA FRENTE NESTA COISA DE MIGRAÇÕES "REGULADAS".ESSA COISA DA LIMPEZA DO BRANCO EM ÁFRICA E SEM BENS FOI ESQUECIDA...

No comments: