Guadiana: Apreendidas 1,3 toneladas de haxixe
Brigada Fiscal alerta para desembarque
Lancha voadora foi interceptada na margem espanhola do Guadiana, mesmo por debaixo da ponte
Uma patrulha terrestre do Destacamento Fiscal da GNR de Vila Real de Santo António avistou, na madrugada de ontem, uma lancha voadora a subir o Rio Guadiana com um carregamento de haxixe.
Os militares portugueses aperceberam-se da operação de desembarque na margem espanhola, mesmo por debaixo da ponte internacional, e alertaram a Guardia Civil, que acabou por concretizar a apreensão de 42 fardos de haxixe e a detenção de seis traficantes. Um sétimo fugiu a nado para a margem portuguesa e continua desaparecido.
Duas horas e vinte da madrugada. Um semi-rígido de 12 metros, com três motores de 250 cavalos cada, sobe o Guadiana sem qualquer iluminação. Na margem portuguesa, a evolução do barco é acompanhada por três elementos de uma patrulha terrestre da Brigada Fiscal, com equipamento de visão nocturna. O comando da Guardia Civil em Huelva é alertado e sai para o rio um semi-rígido da BF.
Os traficantes estão a desembarcar os fardos de haxixe quando chega a Guardia Civil, com meios terrestres, duas lanchas rápidas e um helicóptero. Imobilizam os traficantes com disparos de armas de fogo, mas um consegue nadar para a margem portuguesa. Foi por duas vezes avistado pelas câmaras de visão térmica dos militares portugueses, mas conseguiu escapar e, até à hora do fecho desta edição, permanecia desaparecido.
PORMENORES
APREENSÃO
Foram apreendidos 42 fardos, com um total de 1,3 toneladas de haxixe, e uma lancha voadora. Mais dois fardos foram recolhidos da água pela Marinha. Foram detidos seis traficantes.
RAPIDEZ
A rapidez e a quantidade de meios que a Guardia Civil fez deslocar sugerem a possibilidade de já estar a acompanhar o desembarque. Mas a Brigada Fiscal fez dois avisos para Huelva.
FUGITIVO
Um traficante fugiu a nado para a margem portuguesa. Foi visto por duas vezes em terra e numa delas a GNR chegou a falar-lhe. Mas conseguiu fugir. Militares procuraram-no durante todo o dia de ontem.
No comments:
Post a Comment