Friday, January 1, 2021

A JOANA GORJÃO HENRIQUES SÓ PODE ANDAR EM TRABALHOS DE CAMPO.ANTIGOS ESCRAVOS?FILHOS DO VENTO?PRETOS EXPLORADOS?ACULTURAÇÃO FORÇADA?PENETRAÇÕES DA ESCRAVA?

 

'Caldeirada' Rio de Moinhos - alcácer Do Sal

O Sr. Ananias Grosso carrega na memória, na pele e na voz, uma história com mais de 400 anos, nascido e criado em Rio de Moinhos, a nós portugueses, ajuda a percebermos quem somos e de onde viemos, a caldeirada a que nos transformou um povo único no mundo com genes únicos no planeta, genes vindos de muito atrás e de muito longe, dos celtas e dos romanos mas também dos mouros e dos negros, é o nosso fado tropical.

Atualmente tio Ananias está no Centro Social de Rio de Moinhos, neste centro encontram-se velhos homens e mulheres que trabalharam a vida inteira, racharam os pés descalços nos campos de arroz e vão vivendo dos filhos ou de miseráveis pensões de reforma. Na cara e nos traços mantém a memória do sangue e dos anos de fome com a tradicional compostura alentejana, o tempo parou, mas o relógio é implacável em Rio de Moinhos, é difícil pôr os mais velhos a falar porque a memória tem um preço tão alto que só dá para serrar os lábios. Quase todas estas pessoas são descendentes dos chamados carapinhas do Sado. Rio de Moinhos foi durante séculos uma autêntica ilha, uma ilha de gente com costumes iguais mas diferente, uma espécie de tribo alentejana rodeada de alentejanos por todos os lados e que sofreu com isso.


UMA TRIBO QUE TEM AGORA MUITAS LICENCIADAS EM ESTUDOS AFRICANOS PARA OS ESTUDAREM BEM...QUE O ALENTEJO MEUS ESTÁ CHEIO DE RACISMO INSTITUCIONAL!SÓ DISFARÇADO PELO PORCO PRETO QUE SUBSTITUIU O CAMELO...

No comments: