Tuesday, November 27, 2018

VÊEM COMO O MNE NOS QUER ENRIQUECER?O CONTRIBUINTE SUPORTA NO COMBATE AO SIDA A SEGUNDA MAIOR DESPESA DO SNS...

VIH. Portugal teve mais de mil novos casos de infeção em 2017
Dados vão ser divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge

VIH. Portugal teve mais de mil novos casos de infeção em 2017

De acordo com o relatório “Infeção VIH” – que diz respeito a dados de 2017 -, que será divulgado esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em 2017 houve um registo de 1.068 novos diagnósticos de vírus da sida, o que significa que houve uma taxa de 10,4 novos casos por 100 mil habitantes.

O mesmo relatório indica que a idade mediana (à data) destes novos casos foi de 39 anos, tendo no caso dos homens que têm relações sexuais com homens a mediana registado o valor mais baixo de todos os grupos, com 32 anos.

Em 2017 registaram-se 261 mortes em pessoas com VIH, 134 delas em estádio sida – a fase mais avançada da infeção. Neste caso, a idade mediana à data da morte está nos 52 anos.

Segundo o relatório a que a agência Lusa teve acesso, entre 1983 e o final de 2017 foram diagnosticados praticamente 58 mil casos de infeção por VIH: mais de 22 mil atingiram o estádio de sida, o que levou à morte de mais de 14.500 pessoas.

No que diz respeito a Lisboa, esta área metropolitana acumulou 46% dos novos diagnósticos de infeção por VIH durante o ano passado, tendo-se concluído ainda que seis municípios desta área estão entre os 10 concelhos de Portugal com taxas mais elevadas de diagnóstico da infeção nos últimos cinco anos. Porto e Portimão, no Algarve, também estão incluídos.

Nos últimos cinco anos, a cidade de Lisboa acumulou o maior número de casos, bem como a taxa mais elevada de diagnósticos a nível nacional.

E COMO OS DOUTORES SABEM DE ÁFRICA CHEGAM-NOS OS TRABALHADORES MAIS SOFISTICADOS DO PLANETA.SEM OS QUAIS AS NOSSAS PENSÕES ACABARIAM...

No comments: