Thursday, November 22, 2018

UMA BAIXA DE PESO NA FEITURA DA RAÇA MISTA EUROPEIA?E IMAGINEM SAI DE LÁ UM TUGA...

UNIÃO EUROPEIA
Português que dirige agência europeia de asilo acusado de má conduta no cargo
22/11/2018, 0:33
José Carreira, diretor executivo do Gabinete Europeu de Apoio ao Asilo, foi acusado de má conduta no cargo. O Gabinete Europeu Anti-Fraude investigava o português há vários meses.

José Carreira estava a ser investigado sobre irregularidades na gestão de recursos humanos, falhas na proteção de dados e denúncias de bullying

José Carreira, diretor executivo do Gabinete Europeu de Apoio ao Asilo (GEAA), estava a ser investigado, em janeiro deste ano, pelo Gabinete Europeu Anti-Fraude por “suspeitas de conduta irregular” no cargo. Em causa estavam irregularidades na gestão de recursos humanos, falhas na proteção de dados, denúncias de bullying e o fomento de uma “cultura de irresponsabilidade”, de acordo com o jornal Politico. Além disso, o responsável português era ainda suspeito de ter violado as regras de contratação pública de serviços.

O documento a que o Politico teve acesso no princípio do ano referia que a investigação se centrava “no quadro de apoio da União Europeia em resposta à crise de refugiados na Grécia”. José Carreira negou todas as acusações contra si e acabou por se demitir em julho deste ano. Entretanto, a investigação levada a cabo pelo Gabinete Europeu Anti-Fraude (conhecido por OLAF, na sigla em francês) chegou ao fim.



Em comunicado, o OLAF declara que a investigação identificou “irregularidades como o incumprimento de procedimentos de adjudicação que resultaram em gastos injustificados pelo GGAA, má gestão, abuso de poder relativamente à gestão de recursos humanos, assédio e comportamento inapropriado para com os membros do gabinete, bem como falhas na proteção de dados”.

Neste contexto, o OLAF sugeriu ao Conselho de Gestão a aplicação de uma ação disciplinar contra o diretor executivo e a outros membros do órgão.

O Conselho de Gestão do GEAA irá agora considerar as indicações que resultaram da investigação, incluindo se haverá ou não medidas a tomar contra o português José Carreira. Nos próximos dias 26 e 27 de novembro, o Gabinete Europeu de Apoio ao Asilo irá reunir-se para discutir o comunicado sobre a investigação do OLAF. Para já, o Gabinete não irá comentar nada relativo ao caso, deixando essa discussão para mais tarde.

Ao Politico, José Carreira disse por e-mail que “os resultados da investigação não são suportados por quaisquer factos e são maioritariamente elaborados através de opiniões. A agência e os seus membros fizeram um trabalho extraordinário para responder ao que a União Europeia e as suas instituições pediram para fazer face à crise de refugiados sem precedentes, a qual exigiu medidas extraordinárias com base no que as normas permitem”. O responsável português acrescentou ter a certeza de que o Conselho de Gestão estará preparado para ler e analisar as conclusões de uma forma construtiva, de modo a fazer cessar as alegações”.

SE CALHAR O CARREIRA TINHA MAIS OLHOS QUE BARRIGA...E AGORA TIRARAM-LHE O TAPETE.NÃO TE INCOMODES QUE HÁ POR AÍ MUITOS QUE TERÃO QUE SEGUIR O MESMO CAMINHO POR QUEREREM AGORA QUE O "NOSSO POVO" FIQUE ESCURINHO DEPOIS DE TEREM ENTREGUE TUDO O QUE TINHA PRETO E NÃO ERA NOSSO E COM LIMPEZA ÉTNICA E SEM BENS...,

No comments: