Wednesday, January 7, 2015

A PT SGPS PELOS VISTOS AINDA NÃO FOI LIMPA DE CORRUPTOS.QUEM É QUE VAI SER PRESO?MAS JÁ...

Regulador confirmou ao Económico que recebeu o documento ontem à noite. Auditoria conclui que a PT SGPS se endividou para comprar papel comercial da Rioforte.
A CMVM vai analisar a auditoria independente da PriceWaterhouseCoopers (PwC) à PT SGPS, confirmou ao Económico fonte oficial do regulador. O relatório foi entregue ontem à noite e será agora avaliado pelo regulador do mercado de capitais.

O documento ontem entregue visa analisar as relações financeiras entre a PT SGPS e o Grupo Espírito Santo (GES) desde 2000, no âmbito do 'default' de 900 milhões de euros de papel comercial da Rioforte. A dívida obrigou à renegociação dos termos da fusão com a brasileira Oi, com condições piores para os accionistas portugueses.

O documento devia ter sido entregue no final de Outubro mas só agora chegou ao regulador.

A TVI e o Público revelaram já o resumo do documento, que concluiu que a PT se endividou para comprar dívida da Rioforte e que Henrique Granadeiro, Zeinal Bava e Ricardo Salgado tinham combinado previamente, pelo menos num caso, a renovação das aplicações em papel comercial de empresas do GES.

Henrique Granadeiro renunciou a todos os cargos na PT SGPS depois da renegociação da fusão, assumindo parcialmente a responsabilidade mas deixou no ar que não era o único responsável. Já Bava, na altura presidente-executivo da Oi, acabou por deixar a liderança da operadora brasileira quando esta decidiu avançar com a venda da PT Portugal.

Ontem, a sede da PT SGPS, em Picoas, foi alvo de buscas da Procuradoria-Geral da República (PGR), depois de uma queixa da CMVM. Os inspectores estiveram no edifício até ao início da noite, procurando documentação relativa ao 'default' da Rioforte e a outros investimentos. Também a sede da PwC foi alvo de buscas, para se ter acesso à auditoria.

O Ministério Público investiga suspeitas de participação económica em negócio e burla qualificada no âmbito de um inquérito novo. As buscas também visam apreender documentação e troca de correspondência entre os administradores do GES e da PT, como noticia hoje o Económico.

As buscas e o facto da auditoria da PwC ainda não ter sido oficialmente revelada podem levar a um adiamento da assembleia-geral da PT para vender a PT Portugal à Altice, marcada para a próxima segunda-feira, 12 de Janeiro.

O conselho de administração reúne esta tarde para decidir se os accionistas da PT SGPS ficam com 20% da PT Portugal mas as buscas e a assembleia-geral também deverão estar na agenda.

LADRÕES DE COLARINHO BRANCO E NINGUÉM OS PRENDE E CONFISCA COMO AOS PASSADORES DE DROGA?

No comments: