Tuesday, January 13, 2015

A DESTRUIÇÃO DA PT SGPS AINDA NÃO LEVOU NINGUÉM À PRISÃO.BEM ESTÁ LÁ O PRESO 44 E BEM...

PT lutando contra o seu destino
12 Janeiro 2015, 10:01 por Ulisses Pereira | ulisses.pereira@difbroker.com

Podemos falar no ruinoso "investimento" na Rioforte, mas esta fusão já fez a PT perder muito mais dinheiro do que esse estranho investimento.

O massacre na PT continua, com a acção a afundar-se dia após dia. Multiplicam-se as vozes com soluções originais, como a venda da posição da PT SGPS na Oi, de forma a poder juntar-se à Altice na compra da PT Portugal. Confuso? É natural.

A ideia de a PT SGPS vender as acções da Oi para poder comprar 20% da PT Portugal mostra bem o verdadeiro fiasco que foi esta fusão. Antes desta operação visionária, a PT detinha, naturalmente, 100% da PT Portugal. E agora sonha em ter 20% da PT Portugal. Mas, pasme-se, se vendesse a posição na Oi não chegaria para comprar esses 20%. Confuso? É natural.

Dizem alguns accionistas que a PT foi enganada pela Oi, argumentando que é provável que a empresa brasileira soubesse da aplicação da PT na Rioforte (houve uma revisão da fusão, com base nos 900 milhões perdidos pela PT que a Oi alegava não saber). Mas - pergunto eu - quem é que fez essa renegociação? Não foi a PT que aceitou essa revisão dos termos da fusão? Não terá a PT perdido, nessa altura, a oportunidade de ouro para criarem uma situação de ruptura que fizesse as duas partes quererem cancelar a fusão? Confuso? É natural.

Fernando Ulrich (alguém que tenho bastante apreço pela frontalidade e coragem da maior parte das suas declarações) afirmou que o surpreende ninguém tentar colocar travão nesta fusão pela destruição de valor que tem causado na PT. Não tenho dúvidas de que muitos accionistas da PT concordam com ele, mas com que legitimidade se rasgam acordos feitos? Corremos atrás de pareceres jurídicos para justificar uma qualquer ilegalidade? E mesmo que a fusão fosse anulada, a PT continuaria a deter uma grande posição na Oi… A PT cometeu erros atrás de erros nos últimos anos e a fusão com a Oi foi mais um. É evidente que a Oi não quer que a fusão seja cancelada porque a venda da PT Portugal vai proporcionar um encaixe financeiro muito importante nesta altura. Mas nisso deveriam ter pensado os accionistas da PT quando aprovaram a fusão com a Oi. Confuso? É natural.

Sugerem alguns que a PT SGPS deva vetar a venda da PT Portugal à Altice. Se a PT Portugal não for vendida, ela mantém-se na Oi e, face à incapacidade demonstrada pela empresa brasileira em criar valor, as consequências serão muito piores. Mantenho, por isso, a opinião que venho manifestando que, para a PT Portugal, é bem melhor ser vendida à Altice do que ser integrada na Oi. Confuso? É natural.

Podemos continuar a falar no ruinoso "investimento" na Rioforte, mas esta fusão já fez a PT perder muito mais dinheiro do que esse estranho investimento. Mas teremos de andar bem mais para trás para percebermos como implodiu uma das mais sólidas empresas portuguesas, depois da venda da Vivo, da remuneração extraordinária dos seus accionistas, esvaziando a empresa e da entrada na Oi que nunca deixou de ser um peso morto, com um enorme potencial, mas que nunca se levantou. Desde a fusão, a PT já caiu mais de 80%. Confuso? Não. É fácil perceber porquê.


P.S. - É incrível como se tenta colocar a Oi como a má da fita, quando a recente auditoria à PT revelou, entre outras coisas, que a empresa emitia dívida para depois adquirir dívida do GES.

ENTRETANTO VÃO SER OS CONSUMIDORES A PAGAR COMO JÁ ESTÁ A ACONTECER...

No comments: