Wednesday, July 20, 2011

Ó RELVAS ENTÃO E A ARQUEOLOGIA PÁ?

Iniciativa em Manteigas
Programa Escolhas leva jovens em risco da cidade a viver no campo

O desafio começou com a recepção de uma carta. Há um mistério para resolver. E 120 jovens, a maioria de meio urbano, foram desafiados pelo programa Escolhas para se juntarem em Manteigas e viverem a vida do campo, com direito a aprender ofícios tradicionais.

Este encontro a que chamaram Aldeia Escolhas, começa no próximo dia 25 e acaba a 31 de Julho. Tatiana Gomes, do programa Escolhas, que completa dez anos no combate à exclusão de crianças e jovens de meios vulneráveis, explica que os participantes foram seleccionados por critérios de mérito: “São 103 jovens do programa provenientes de comunidades vulneráveis e 17 vindos da Fundação Benfica, que também tem como objectivo o combate à exclusão. Vêm de norte a sul do país, têm entre 13 e 17 anos e foram seleccionados pelo bom desempenho escolar e pelo envolvimento activo em outros projectos do programa”.

Em Manteigas, com base no parque de campismo da Relva da Reboleira, o desafio será o de abraçar um dia-a-dia diferente, começando por aprender ofícios tradicionais. “Vão aprender a fazer pão, queijo, cestos, tapetes, carpintaria e vassouras antigas, por exemplo”, diz a responsável que acrescenta que o programa conta, para estas actividades com associações e artesãos já relacionados com o Escolhas no distrito da Guarda.

Para além do artesanato, os participantes terão ainda contacto com a biodiversidade local, em pleno parque natural da Serra da Estrela, em parceria com o Ano Internacional das Florestas, que se comemora este ano, observando animais e fotografando.

Em parceria também com o Ano Internacional do Voluntariado, que também se comemora este ano, há ainda o desafio de montar, desta feita na Guarda, uma horta comunitária.

E as actividades não acabam com o cair da noite. Em parceria com o programa Ciência Viva, o programa Escolhas vai fazer observação astronómica. No final, a carta de convocatória recebida em casa pede que se encontre um talismã. Mas nenhum segredo será revelado antes de dia 25, frisa a organização que quer assim aguçar a curiosidade e imaginação dos participantes.

O programa Escolhas, actualmente sob a tutela do Ministério dos Assuntos Parlamentares, foi criado em 2001 para combater a violência e exclusão social de crianças e jovens em meios mais vulneráveis e envolve actualmente 131 programas de norte a sul do país, em parceria com mais de mil escolas, câmaras, juntas de freguesia e associações. O objectivo do programa é alcançar em 2012 90 mil participantes com idades entre os 6 e os 24 anos.

ACHO MUITO BOA IDEIA QUE A RAPAZIADA APRENDA A FAZER QUEIJOS E CESTOS.AFINAL COM TANTO LEITINHO DERRAMADO NADA MELHOR DO QUE APROVEITAR O EXCESSO PARA FAZER QUEIJINHOS E CESTOS PARA DAR "ECONOMIA" LÁ NOS BAIRROS SOCIAIS MULTICULTURAIS NÃO VÁ A RAPAZIADA INCENDIAR MAIS CAIXOTES DO LIXO OU AUTOCARROS...
MAS CARAMBA NA SERRA DA ESTRELA SEM IREM DESCOBRIR O ANCESTRAL DO HOMEM NOVO E MULATO?PÁ CUIDEM-SE PORQUE SEXAS OS EX-DESCOLONIZADORES SEMPRE DISSERAM E AINDA O NÃO NEGARAM DE QUE OS "BRANCOS" NÃO "PERTENCIAM" A ÁFRICA.ESTAVAM LÁ A "MAIS".ERAM COLONOS!ESTÃO A VER A "CRISE" FUTURA?SEM PROVAS ARQUEOLÓGICAS QUE ATESTEM BEM A PRESENÇA DO MULATO PELO MENOS DESDE O TEMPO DO VIRIATO ANDAM A CONSTRUIR CASTELOS NO AR...PARA O QUE BASTA APLICAR A VOSSA DOUTRINA PÁ...

PS

E TREINO NO USO DAQUELE INSTRUMENTO DE TRABALHO QUE É A "CATANA"...

No comments: