Friday, April 8, 2011

A ASSIMILAÇÃO AFRICANA.POR ÁFRICA...

Chamusca - Dupla assalta ourivesaria à mão armada
“Ouro ou morres”

Dois homens armados com uma caçadeira de canos serrados assaltaram ontem uma ourivesaria na rua principal da Chamusca, pelas 11h50, tendo roubado cinco expositores com objectos de prata e 30 relógios de pulso.


Os ladrões, um branco e outro de raça negra, que terão entre 20 e 25 anos, actuaram de cara destapada e fugiram num carro de alta cilindrada que parou à porta da ourivesaria Pinhal, conduzido por uma mulher.

"Por acaso, estava distraído a ler a notícia da última página do Correio da Manhã sobre os assaltos a lojas de ouro e nem dei por eles entrarem", contou ao CM o proprietário, José Pinhal, que se encontrava debruçado no balcão numa altura em que não estava qualquer cliente. Subitamente, um deles apontou-lhe a arma à cabeça e disse-lhe: "Se ofereces resistência, morres! Isto é um assalto!" Na loja, estava apenas o empregado, Raul Silvestre, que foi também ameaçado de morte, caso tentasse algum movimento.

"O ouro? Onde está o ouro?", foi a pergunta que os ladrões fizeram várias vezes a José Pinhal enquanto o mandaram deitar-se no chão, atrás do balcão. "Eu mantive sempre a calma e disse-lhes que não tinha ouro. Só o que estava à vista", recorda José Pinhal, explicando que os objectos mais valiosos ficaram tapados pelo jornal e os assaltantes acabaram por não os ver.

Para evitar danos ainda maiores, foi o próprio dono quem abriu os expositores aos ladrões. O assaltante branco segurava a arma, enquanto o negro recolheu o produto do roubo. Entretanto, já a dona de um cabeleireiro ao lado tinha notado algo estranho e telefonou para a ourivesaria, o que terá assustado os assaltantes. Foi esta testemunha quem anotou a matrícula do carro, de marca Audi, antes de arrancar a alta velocidade na direcção de Almeirim. A PJ de Leiria já apurou tratar-se de uma matrícula falsa.

No comments: