Friday, August 3, 2007

MORREU O ASSASSINO HOLDEN ROBERTO

LEMBRANDO QUEM DEVE SER LEMBRADO



Ferreira Fernandes

Holden Roberto foi um líder tacanho. Criou o partido UPNA (União dos Povos do Norte de Angola), depois mudado para UPA, mascarando o tribalismo. Em Março de 1961, a UPA massacrou no Norte de Angola, terra dos bacongos, os que não o eram. Os brancos, mas também os contratados - trabalhadores das roças de café, ovimbundos, do centro de Angola. Crianças cortadas à catanada podem ser imputas à estupidez de camponeses em cólera (décadas antes, a Guerra Civil espanhola e, décadas depois, a guerra dos Balcãs comprovam que África não tinha esse monopólio). Mas a marca da UPA estava ali, racista, tribalista. Dir-me-ão: então era assim, temos de contemporizar. Respondo: exactamente, não era. Nesse tempo, em Angola, um homem moderno, tão africano e mais nacionalista, estava preso pelas autoridades coloniais: Joaquim Pinto de Andrade. A Angola que ele queria, então, não precisava de ser traduzida, hoje, para a entendermos: um país de todos. Só para lembrar.

O HOMEM TELEGUIADO DE WASHINGTON, QUE MASSACROU TUDO , MESMO OS AFRICANOS QUE NÃO ERAM DA SUA TRIBO MORREU E VAI CERTAMENTE PARA O INFERNO.
AINDA EXISTEM INGÉNUOS QUE ACREDITAM QUE COM OUTRO QUALQUER A COISA TERIA SIDO DIFERENTE...DÊM LÁ UM ÚNICO EXEMPLO...
EM CONTRAPARTIDA TEMOS CENTENAS DE MILHAR DE AFRICANOS A QUEM DAMOS CAMA, MESA E ROUPA LAVADA...POR FORÇA DAS LEIS DA NOVA ENGENHARIA SOCIAL QUE QUER REFAZER O IMPÉRIO CÁ DENTRO...MAS FAZENDO-NOS REGREDIR DE EXPLORADORES A EXPLORADOS...

No comments: