Saturday, February 11, 2012

E DOS 45% DE LADRÕES PORTUGUESES QUANTOS SÃO "PORTUGUESES"?

Roubos a ourivesarias aumentaram durante 2011

Imigrantes dominam assaltos
A maioria dos assaltantes que realizam furtos e roubos em ourivesarias é de nacionalidade estrangeira. Esta é uma das conclusões que se extrai do estudo sobre o fenómeno do ataque ao ouro, realizado por uma Equipa Mista de Prevenção Criminal (EMPC) do Sistema de Segurança Interna.

"No que concerne às nacionalidades identificadas, verifica-se uma preponderância global de cidadãos portugueses (45,3%) na prática de furtos e roubos", lê-se no relatório. A restante percentagem refere-se a imigrantes.

No mesmo documento a que o CM teve acesso, cuja informação compilada se refere ao período compreendido entre Janeiro de 2009 e Junho de 2011, descreve-se o ladrão-tipo: a maioria dos ataques ao ouro será perpetrada por homens e de idade jovem – entre os 18 e os 25 anos.

Relativamente ao crime de roubo, ao que o CM apurou – números que não constam no referido relatório –, em 2011, só até Novembro, registaram-se 150 ataques ourivesarias e lojas de compra de ouro. Um número relevante quando comparado com os roubos verificados em todo o ano de 2010: 120, de acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna.

Segundo o trabalho da EMPC, dos roubos contabilizados de 2009 a Junho de 2011, 83 por cento foram realizados com recurso a arma de fogo, 5% com arma branca e 9% com força física.

Entre as conclusões do estudo a este fenómeno, a Equipa Mista sugere a alteração e a modernização legislativas, tendo em vista o combate à receptação do ouro roubado. "Uma parcela muito significativa do ouro (...) terá como destino estabelecimentos de comércio em todo o País", lê-se ainda no relatório que propõe também medidas aos ourives – "difíceis, dado o contexto económico" – como videovigilância ligada a central de alarmes ou ainda separação física entre público e atendimento.

VIDEO VIGILÂNCIA NAS SUCATAS PARA TRAVAR VAGA DE FURTOS

O Governo está a preparar legislação específica para a instalação de câmaras de videovigilância nas sucatas. O objectivo é identificar suspeitos de furtos de metais que ali se desloquem para vender material e, ao mesmo tempo, garantir a segurança das empresas, também elas alvo de uma vaga de furtos. Os números são claros. De acordo com dados da GNR revelados ontem durante um seminário da Associação Portuguesa dos Operadores de Resíduos e Recicladores, foram registados 9491 furtos nos primeiros dez meses de 2011, uma acentuada subida face às 3726 registadas em todo o ano de 2010. Também o número de detidos aumentou quase 50% na transição entre os dois anos (503 em 2011 e 225 no ano anterior). Encarando o furto de metais como uma "prioridade" de investigação, a GNR apreendeu 118 toneladas de metais furtados em 2011.

COMPRA DE METAL FEITA SÓ COM RECURSO A CHEQUES

Os sucateiros só vão poder comprar metal se pagarem em cheque, descontável apenas três dias depois para que se averigúe a origem do material adquirido. Esta é uma das iniciativas legislativas que o Governo quer fazer aprovar, tendo em vista o combate ao furto de metais.

Segundo o secretário de Estado da Administração Interna, Juvenal Silva Peneda, não existe ainda enquadramento legal para impedir que um sucateiro apanhado a receptar metais furtados veja barrada a actividade. De acordo com fonte do Ministério do Ambiente, apenas 20% das empresas da gestão de resíduos estão licenciadas. Cinquenta por cento estão em fase de legalização e as restantes 30% são ilegais. "O Governo vai exigir registo criminal aos empresários que de futuro queiram abrir negócio", concluiu Silva Peneda.

ESTA RAPAZIADA SÓ NOS ANDA A ENGANAR.A POLÍTICA DO "BOM SELVAGEM", DOS NÃO ARRASTOS, DOS "INOCENTES" CONDENADOS DERAM NA COLOSSAL COLONIZAÇÃO DE PORTUGAL E NA RUINA DOS PORTUGUESES, VÍTIMAS DOS "INTERPRETADORES, DOS PEDREIROS LIVRES E INTERNACIONALISTAS ELEITOS.
ESTES FILHOS DA PUTA OFERECEM O SEU POVO AO ABUSO, À VERGONHA SEM QUALQUER ESPÉCIE DE RECIPROCIDADE.
QUANTOS "ESTUDANTES" ESTRANGEIROS NÃO SÃO JÁ "PORTUGUESES"? QUANTOS "PORTUGUESES" NÃO ESTÃO JÁ A ENRIQUECER-NOS NAS PRISÕES?QUANTOS ESTRANGEIROS DOS 500000 LISTADOS NO SEF NÃO ESTÃO A VIVER DA SEGURANÇA SOCIAL?QUANTOS MILHARES DE ESTRANGEIROS NOS CUSTAM MAIS DO QUE UM "DOUTOR" SÓ EM TRATAMENTOS DO MIRACULOSO SNS, DA SEGURANÇA SOCIAL, DA CASA SOCIAL TUDO ACUMULADO?
PORTANTO O OURO ROUBADO NÃO VAI PARA A ROMÉNIA, UCRÂNIA, CABO VERDE, GUINÉ.SÓ PARA OS COMPRADORES DE OURO NACIONAIS.PUTA QUE VOS PARIU PÁ...
A "TROIKA" NÃO VOS AJOELHOU NO INTERNACIONALISMO E PORTANTO TEMOS MUITO MAIS PARA PAGAR...SEUS MONTES DE MERDA!

No comments: