Tuesday, April 17, 2018

OS IMPOSTOS TUGAS DIVIDIDOS POR ÁFRICA INTEIRA

Greve na Escola Portuguesa em Luanda
16-04-2018 | Fonte: Novo Jornal
Os professores da Escola Portuguesa de Luanda (EPL) iniciam esta terça-feira, 17, uma greve, naquele que será mais um capítulo nos meses de crispação interna que a instituição vive, com as críticas dos pais à forma como está a ser gerida.

Segundo informação reunida pela agência Lusa junto da EPL, o protesto dos professores, com dias de greve interpolados a 17, 18 e 19 de Abril, 08, 09 e 10 de Maio, e 08, 19 e 27 de Junho, passa por reivindicações salariais, nomeadamente devido à inflação galopante em Angola e à desvalorização, superior a 30%, do kwanza para o euro, desde Janeiro.

A Lusa tentou, sem sucesso, obter esclarecimentos junto da administração da Cooperativa Portuguesa de Ensino em Angola (CPEA), que gere a EPL, e dos representantes dos mais de 100 professores da escola, portugueses colocados pelo Ministério da Educação, ou portugueses e angolanos recrutados localmente.

Com cerca de 2.000 alunos, do pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade, a EPL segue o currículo e calendário escolar de Portugal, tendo sido construída pelo Estado português em terrenos no centro de Luanda cedidos pelo Governo angolano. A CPEA, para a sua gestão, recebe um subsídio anual do Estado português, que em 2017 ascendeu a 776.000 euros.

QUANTOS ALUNOS BRANCOS PORTUGUESES TEM A ESCOLA?

No comments: