As avós da Rua C tiraram o dia para falar de sexo
As Mamãs africanas de um bairro de lata em Santa Marta de Corroios juntaram-se para falar de sida, hepatite B e o direito que têm ao prazer sexual. Houve calulu no prato e funaná na anca. E houve uma festa que lhes ofereceu um poder novo.
Por cima de uma cobertura de chapa alguém plantou um bidé, explicam que é para o teto não voar quando vem ventania. Se o bairro da Jamaica é gueto vertical, este é de uma horizontalidade plena. O Plano Especial de Realojamento que Cavaco Silva criou em 1993 para demolir todas as barracas numa década esqueceu-se de Santa Marta de Corroios, no concelho do Seixal.
"Das 1200 novas infeções de VIH que se registam anualmente em Portugal, 28% são mulheres. Mas, dessas, 46% são imigrantes, nomeadamente africanas", diria mesmo antes de começar o almoço Joana Bettencourt, responsável pelas políticas de luta contra a sida da Delegação Regional de Saúde. Uma plateia de avós ia ouvindo atentamente. A questão também era com elas: "um terço das mulheres contrai o vírus depois dos 50 anos."
O bairro está cheio de mães solteiras e avós solteiras - em Santa Marta vivem três mil pessoas, quase todas de São Tomé e Príncipe. Como ela, que veio da Roça Madalena em 2001. E quase todas trabalham.
Quando chegou, há 18 anos, viu-se com uma mão à frente e outra atrás. Veio com uma das filhas ao abrigo de um programa do ministério da Saúde - a rapariga tinha um tumor na cabeça e precisava de cirurgia urgente. O apoio do Estado de São Tomé, esse, é que nunca chegou. Então desenrascou-se, foi ficando, e mandou vir os miúdos que deixara na linha do equador.
MAS COMO ESTE BAIRRO DE BARRACAS HÁ MESMO MUITOS MAIS.DESCOBREM-SE TODOS OS DIAS, A MAIOR PARTE DAS VEZES DEVIDO AO RACISMO...DAS POLÍCIAS!
REPAREM BEM QUE EXISTE O SEF PARA CONTROLAR "ESTRANGEIROS".PELOS VISTOS ANDAM A DORMIR HÁ DÉCADAS...
OU SERÁ QUE OS NOSSOS INTERNACIONALISTAS É QUE LHES TIRAM O TAPETE?PARA PODEREM ANDAR A IMPORTAR A NOSSA RIQUEZA A EITO?
DAQUELES 25 FILHOS DE UM "PRESIDENTE" EM S. TOMÉ QUANTOS ANDAM A AÍ JÁ A QUEIXAR-SE DE RACISMO?
PS
QUASE METADE DA POPULAÇÃO DE S.TOMÉ ANDA POR AÍ...
No comments:
Post a Comment