Saturday, November 26, 2016

AS MULHERES DO DITADOR FIDEL

As muitas (mesmo muitas) mulheres de Fidel

Há relatos exagerados de que Fidel dormiu com mais de 35 mil mulheres. Mas conseguiu manter escondidos os seus casos amorosos. Conhecem-se as mães dos filhos, que ele dizia serem "quase uma tribo"


As mulheres da vida de Fidel Castro são incontáveis. Os filhos, pelo menos dez. O líder da revolução cubana sempre preservou a sua vida íntima, mas deixou escapar — em algumas circunstâncias — detalhes das suas conquistas. Em 1993, numa entrevista a Ann Lousie Bardach, publicada na revista Vanity Fair, Fidel Castro foi questionado sobre o número de filhos e terá dito que era pai de “quase uma tribo”.

Líder revolucionário e figura idolatrada em todo o país, Fidel sempre foi muito popular entre as cubanas. Já antes disso, há relatos do “charme de Fidel”. Segundo a lenda, nos anos 1950 várias mulheres desmaiavam, tal não era a sua paixão por ele.


Oficialmente, a primeira mulher de Fidel foi Mirta Díaz-Balart, uma estudante de Filosofia, filha de Rafael José Díaz-Balart, então estrela em ascensão na política cubana e presidente da câmara municipal de Banes. Fidel e Mirta casaram-se a 11 de outubro de 1948 e passaram a lua de mel em Miami, cidade americana que anos mais tarde seria refúgio escolhido pela maioria dos exilados cubanos. Em 1955, acabaram por se divorciar, mas deixaram descendência: a 1 de setembro de 1949 nasceu Fidel Ángel Castro Díaz-Balart, conhecido por “Fidelito”. Após o divórcio, Castro não conseguiu a custódia do filho.

Já a sua primeira mulher, voltou a casar com o filho de um embaixador cubano, Emilio Blanco (1925-2006). Em 1959, Mirta terá ido viver para Espanha e voltou a ir a Cuba algumas vezes em visitas organizadas pelo ex-cunhado, Raúl Castro (hoje o presidente do país), como contou o Miami Herald a 8 de outubro de 2000.

Após o divórcio com Mirta, entre 1962 e 1964, Fidel terá tido cinco filhos com Dalia Soto del Valle, figura desconhecida e com quem só se terá casado em 1980, em segredo. Ainda antes deste período — de acordo com uma investigação de Anne Louise Bardach publicada no jornal The Daily Telegraph — o líder cubano teve, entre 1956 e 1960, pelo menos três mulheres com quem teve filhos.

Quanto a Dalia Soto del Valle, sabe-se que é professora, loira, que tem olhos verdes e que nunca foi vista em público com o “comandante”. É a mãe de, pelo menos, cinco filhos de Fidel, que têm todos nomes começados por A: Alexis, Alexander, Antonio, Alejandro e Angel. Fidel terá conhecido Dalia em 1961 e entre os dois havia 20 anos de diferença.

Dalia praticamente nunca apareceu e as poucas imagens que foram registadas são as recolhidas nas marchas do povo e na missa celebrada na Praça da Revolução pelo Papa João Paulo II, durante a visita do Pontífice a Cuba em Janeiro de 1998. Em 1956, Fidel teve uma relação com Natalia Revuelta, mãe da sua filha Alina Fernández, que já teria sido casada com outra pessoa quando se envolveu com Castro. Após o nascimento da filha e o regresso de Castro do exílio no México, Natalia terá apoiado a revolução cubana, mas terminou o relacionamento com Fidel.

De acordo com Anne Lousie Bachard, Fidel ter-se-á envolvido também com María Laborde, uma fã que será a mãe de um dos filhos de Fidel, Ciro. Anne Lousie Bachard escreve que este filho de Fidel “é um homem bonito, do tipo de estrela de cinema, olhos verdes”, que estudou medicina, reside em Havana e é casado com uma funcionária do Partido Comunista cubano.

ISTO ERA NO TEMPO EM QUE OS REVOLUCIONÁRIOS ERAM HOMOFÓBICOS...AGORA MUITOS UNTAM O CU...

No comments: