Muçulmanos portugueses querem construir nova mesquita na Mouraria
A mesquita do Martim Moniz
Lisboa prepara-se para a construção do segundo espaço de culto islâmico, este no centro da cidade. A sul do Tejo e no Porto também se sonha com um edifício próprio. Falta um terreno.
O projeto está feito, o espaço adjudicado, falta libertar os terrenos e demolir os prédios para que nasça a Praça da Mouraria, entre as ruas da Palma e do Bem Formoso. "Pode dizer-se que a rua é nossa", diz o presidente da Comunidade Islâmica do Bangladesh e vice-presidente da Associação Europeia do Bangladesh. Isto porque porta sim, porta sim há uma loja de imigrantes originários da Ásia: telecomunicações, mercearias, talhos, restaurantes, roupas, souvenirs, artigos orientais, jornais e revistas.
"A Mesquita Central fica na Praça de Espanha e estamos no Martim Moniz. É muito longe, tem de se ter o passe. Aqui há muitos muçulmanos, vivemos aqui e trabalhamos aqui. Fazemos cinco orações diárias, não dá para ir à Praça de Espanha." Razões de Mohd Mohabub, 44 anos, comerciante (roupa e souvenirs) e que chegou a Portugal há dois anos.
As novas comunidades de imigrantes alteraram a sociologia dos muçulmanos residentes em Portugal, estimados em 50 mil e que já foram entre 60 e 70 mil. Mas continuam em maioria os originários de Moçambique e da Guiné-Bissau, quem tem dinamizado a religião em Portugal. E com o apoio financeiro dos governos e empresários países árabes mais ricos.
E em Palmela há uma escola que forma imãs.
OS IDIOTAS ÚTEIS DAS DESCOLONIZAÇÕES ESTAVAM A FAVOR DOS INDEPENDENTISTAS PORQUE ERA CHIQUE.TRAINDO CLARO OS PORTUGUESES.VEJAM COMO ELES AGORA ANDAM TODOS JÁ POR AÍ DE PEITO FEITO COMO "PORTUGUESES"...E A RECEBER DAQUILO QUE NUNCA DESCONTARAM...PORQUE O ESTADO SOCIAL INTERNACIONALISTA É CEGO, SURDO E MUDO...MENOS NO FISCO ONDE TUDO É ARRASTADO A EITO E SEM DIREITOS...
No comments:
Post a Comment