Wednesday, February 5, 2014

MAÇONARIA CRIA ORDEM PARA JOVENS.TÃO PEQUENINOS E JÁ GANANCIOSOS?PARA QUANDO A MOCIDADE PORTUGUESA?

Maçons criam ordem para jovens

5 de Fevereiro, 2014por Catarina Guerreiro

Grande Loja Legal de Portugal está a instalar a Ordem DeMolay, para rapazes dos 12 aos 21 anos. Reúnem em templos maçónicos e recebem formação de liderança. No mundo, há 2,5 milhões de membros.
A maçonaria está a instalar em Portugal uma ordem juvenil para rapazes entre os 12 e os 21 anos. Chama-se Ordem DeMolay e os seus membros reúnem-se em templos maçónicos, recebem formação de liderança e têm de participar em acções sociais na comunidade.
Segundo o SOL apurou, a Grande Loja Legal de Portugal (GLLP) já tem na sua posse a carta patente daquela ordem e pretende avançar com a sua criação para rapazes portugueses. “É uma espécie de maçonaria, mas para miúdos”, explica fonte maçónica, acrescentando que o objectivo é dar “ferramentas aos jovens para que possam ser no futuro bons líderes e melhores cidadãos”.

“Depois, alguns entrarão na maçonaria e outros não, dependendo da sua evolução e potencial”, explica outra fonte.

Para que seja possível criar a ordem, a GLLP está a dar formação específica a alguns maçons e a patrocinar uma série de actividades com jovens que poderão depois liderar essa ordem.

“Estamos em processo de instalação”, admite um dos maçons que está ligado ao processo, explicando que há já várias lojas que com projectos juvenis, que são um 'embrião' da DeMolay. A GLLP patrocina, neste momento, 12 bolsas de estudos a jovens que considera terem potencial e, ao mesmo tempo, promove estágios para os melhores alunos.

Segundo os estatutos da Ordem DeMoley, os rapazes, quando entram, passam por um ritual de iniciação e depois vão subindo de grau. Para isso, têm de realizar um exame de conhecimentos e passar por vários rituais nos encontros. Prometem partilhar segredos e ser leais aos seus 'irmãos'.

Os jovens reúnem-se por grupos - designados internamente como 'capítulos'. As reuniões são à porta fechada e têm um carácter ritualista, com velas e outros objectos simbólicos a decorar os templos. Mas há diferenças de país para país. Se no Brasil os encontros são reservados aos jovens, nos EUA as mães podem assistir às sessões.

Outra das regras mais importantes define que, a partir do segundo grau, os jovens passam a usar uma capa preta, de forro encarnado, inspirada nas túnicas usadas por reis e príncipes.

Já os membros com idades entre os 17 e 21 anos podem participar em reuniões diferentes - que a Ordem designa como 'trabalhar em conventos ou priorados'.

'Somos dirigidos por maçons'

Apesar de o funcionamento ser idêntico à maçonaria, os membros garantem que não são uma instituição maçónica. “Somos patrocinados e dirigidos por maçons”, explica ao SOL André Felipe de Amorim Ferraro, vice-presidente da Ordem DeMolay no Brasil, país recordista em número de participantes: “Mais de 200 mil jovens já ingressaram”.

“O objectivo é formar jovens que sejam úteis à sociedade, promovendo palestras e dando-lhes formação”, explica Amorim Ferraro, acrescentando que uma das actividades que mais praticam é a “oratória”, para aprenderem os truques de falar em público. Um outro membro brasileiro, Peressoni Bernard, conta que a maioria dos 45 membros do seu Capítulo, de Florianópolis, tem entre 15 e 16 anos. Além das palestras, os 'irmãos' participam em acções de voluntariado.

“Fazem-se visitas a lares de terceira idade e dão apoio aos sem-abrigo”, indica, por seu lado Amorim Ferraro, que tem 20 anos e frequentou um capítulo em Santa Catarina, com cerca de 50 elementos, onde já passaram pelos menos dois portugueses.

Os lideres máximos da Ordem DeMolay no Brasil já a tinham tentado implementar em Portugal. “Há uns tempos, a instituição brasileira nomeou uma pessoa para ajudar a introduzir e desenvolver a ordem em Portugal, mas não teve grande crescimento”, revela ainda Amorim Ferraro, explicando que a prática mostra que a Ordem DeMolay - fundada a 18 de Março de 1919, em Kansas City (EUA) - “se desenvolve mais nos países onde a maçonaria é mais aberta à sociedade”.

Estimam que haja, em todo o mundo, mais de 2,5 milhões de jovens nesta estrutura, espalhados por vários países. Em Portugal, só agora dá os primeiros passos. “Cá, a maçonaria é mais fechada e as pessoas não a encaram de forma tão positiva como sucede nos EUA ou o Brasil”, diz ao SOL fonte da maçonaria nacional, acreditando que em breve esta realidade mudará.

Esta ordem juvenil sobrevive com as quotas anuais dos participantes e de doações de ex-membros - muitos deles famosos, como Bill Clinton e Walt Disney.

TERÃO INTERNATO?NESTE CASO OS PAPÁS QUE COLOQUEM CINTOS DE VIRGINDADE AOS SEUS PETIZES...

No comments: