Saturday, December 10, 2011

O SECRETÁRIO GERAL DO SSI TOCADO PELO POLITICAMENTE CORRECTO

Roubos de ouro devem-se ao escoamento fácil para Europa de Leste e Oriente
O secretário-geral do Sistema de Segurança Interna defende que o número "muito significativo" em Portugal de furtos e roubos de ouro se deve essencialmente ao escoamento "extremamente fácil" destes produtos para a Europa de Leste e Oriente Próximo.

Assaltos a ourivesarias aumentam

"Muito recentemente, tem vindo a constatar-se um conjunto de crimes que, em número muito significativo, ao nível nacional, conquistaram particular notoriedade pela frequência e montantes envolvidos. Estes factos têm vindo a produzir crescente impacto no sentimento geral de segurança dos proprietários de ourivesarias e das populações", avançou Antero Luís, numa resposta por escrito a questões colocadas pela agência Lusa sobre a matéria.

O gabinete do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SSI) sublinha igualmente que a proliferação de lojas de compra de artigos em ouro criou "uma janela de oportunidade" que permite ao criminoso escoar os bens furtados e roubados "de forma simples e pouco controlada no mercado interno".

Adianta também que "o escoamento dos bens furtados e roubados torna-se, actualmente, extremamente fácil no mercado internacional", como Europa de Leste e Próximo Oriente.

O elevado valor dos metais preciosos, a baixa desvalorização no mercado e a crise económica fazem com que o ouro esteja hoje com os valores mais elevados dos últimos tempos, tornando este produto "um objectivo aliciante quando analisado sob a perspectiva risco e lucro", sublinha, sustentando que os furtos e roubos a estabelecimentos de venda de ouro são crimes de prevenção prioritária.

Neste sentido, a Assembleia da República recomendou ao Governo à adopção de medidas de combate e prevenção dos assaltos a ourivesarias, tendo o secretário-geral do SSI criado, em Março, uma equipa mista de prevenção criminal, que inclui representantes da GNR, PSP, SEF e Serviços de Informação de Segurança (SIS).

Esta equipa, destinada especialmente à prevenção dos crimes de furto e roubo a estabelecimentos de venda de ouro, tem como missão principal elaborar um estudo nacional do fenómeno e da sua evolução, acompanhar a situação, bem como propor medidas preventivas e de combate à situação que se vive actualmente.

Segundo o gabinete do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, o estudo, que engloba dados de 2009, 2010 e 2011, deverá estar concluído no final de Janeiro do próximo ano, justificando o atraso com a elaboração de "uma matriz que reunisse o consenso das forças e serviços de segurança e a posterior conversão dos dados apresentados por cada uma delas".

O gabinete de Antero Luís adiantou ainda à Lusa que já foram propostos "aperfeiçoamentos" legislativos, nomeadamente no que diz respeito à fiscalização da actividade de compra e venda de ouro usado, e que já está "praticamente concluída" a revisão dos manuais de boas práticas de segurança existentes para o sector.

COM QUE ENTÃO O OURO DOS PORTUGUESES NÃO VAI TAMBÉM PARA ÁFRICA...
OLHE EM VEZ DE ANDAR COM TEORIAS DE CULPABILIZAÇÃO DA FALTA DE SEGURANÇA DOS OURIVES E DOS UTENTES PORTUGUESES TRATE É DE ARRANJAR CENTROS DE DETENÇÃO DE ILEGAIS, EXPULSÕES ADMINISTRATIVAS NA HORA, ALTERAÇÃO DA LEI DA NACIONALIDADE E ACABAR COM AS GARANTIAS TOTAIS COM QUE FORAM DURANTE ANOS E ANOS BANQUETEANDO OS CRIMINOSOS...
E TOME NOTA:QUEM DESCOLONIZOU DA FORMA QUE O FEZ NÃO TEM O DIREITO DE NOS COLONIZAR COMO O ESTÃO A FAZER...AINDA POR CIMA OBRIGANDO-NOS A SUSTENTAR MEIO MUNDO!

No comments: