Wednesday, November 14, 2012

QUE O PLANETA CONTINUE A SER SALVO.E OS INDÍGENAS A EMIGRAR...


INE. Taxa de desemprego sobe para os 15,8% em Portugal no terceiro trimestre




Almoços entre famílias portuguesas e imigrantes
por Lusa, publicado por Aldara RodriguesHoje

Sete famílias de Leiria acolhem no domingo, em suas casas, outras sete famílias de imigrantes num almoço-convívio que visa promover a integração social e o encontro de culturas, anunciou hoje a associação AMIgrante.
"Exceção de um agregado familiar de Tomar, todas as famílias que participam no projeto "Família do Lado" residem no concelho de Leiria, sendo que as imigrantes são oriundas da Ucrânia, China, Guiné-Bissau, Angola e Uzbequistão.
A iniciativa europeia, que se realiza a primeira vez em Portugal, está agendada para as 13:00 e decorre em simultâneo na República Checa, Bélgica, Hungria, Itália, Malta, Eslováquia e Espanha.
"Esperemos que daqui resultem amizades e se reforce a ideia de que, apesar dos hábitos diferentes, da cor da pele e nacionalidade diversas, pertencemos todos a uma mesma família", disse à agência Lusa Alice Cardoso, vice-presidente da associação.
A AMIgrante é uma associação, com sede em Leiria, que fornece ajuda social e jurídica, cursos de língua portuguesa, apoio a iniciativas culturais, bem como apoio moral e religioso aos imigrantes.
Alice Cardoso revelou que o evento vai repetir-se em abril de 2013 e expressou a sua convicção de que estes almoços podem contribuir para "enraizar melhor as pessoas que são provenientes de outros países" e "permitir o diálogo com aqueles que aqui residem".
A ponte entre as famílias será realizada por um mediador, "responsável por limar alguns pormenores que podem ir desde a ajuda a ultrapassar barreiras linguísticas ou observação de eventuais restrições alimentares, explicou Susana Ferreira, técnica da AMIgrante.
O projeto internacional foi criado na República Checa em 2004 e assenta no conceito de "Bairros Inclusivos".
Em Portugal, a iniciativa conta com o apoio do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros e é desenvolvida em parceria com a Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes.
O evento pretende contribuir para uma integração mais efetiva dos imigrantes em Portugal, reforçando as relações sociais e promovendo a diversidade cultural existente no país, segundo o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural.

E QUE O APOIO SOCIAL E A "INTEGRAÇÃO" NADA DESCUIDE.PORQUE OS PORTUGUESES EMIGRANTES TÊM TAMBÉM ESSE TRATAMENTO EM ÁFRICA...

No comments: