Monday, September 20, 2010

A LIVRE CIRCULAÇÃO PALOP












Amadora
"O meu pai foi morto com uma facada na barriga"
por LUÍS FONTESHoje


Um homem apalpa uma mulher. Ela dá-lhe uma facada na mão. Daí a pouco, ele volta com uma arma e ocorre a tragédia

Diamantino Almada não se conforma com a desgraça que se abateu sobre a sua família: "O meu pai foi morto com uma facada na barriga", lamentava ontem este jovem de 24 anos, dentro da casa onde mora, numa apertada viela do degradado Bairro 6 de Maio, na Amadora.

Fernando Vaz Almada, a vítima, de 74 anos, foi assassinado sábado ao princípio da noite, depois de uma curta discussão.

"O meu pai estava ali numa casa onde as pessoas no bairro se costumam encontrar. Aquilo é uma espécie de café onde se bebe e come 'coisas' da nossa terra", explica Diamantino. Com "nossa terra", Diamantino refere-se a Cabo Verde, onde Fernando Almada nasceu.

O alegado agressor, também cabo-verdiano, estava igualmente na tal casa que só abre ao fim-de-semana. "Ele [o agressor] devia ter bebido e apalpou uma mulher", que não admitiu o desrespeito e sacou de uma faca. Conseguiu ferir o homem numa mão, descreve o filho da vítima.

O homem terá então ido a casa "buscar uma faca para se vingar", conta Diamantino. Com a arma na mão, Armando, de 56 anos, voltou ao local onde a noite decorria animada. "A senhora já tinha fugido", explica o jovem. Armando e Fernando trocaram então palavras amargas.

"O meu pai nem sequer a conhecia e até era amigo do senhor Armando. Quando cheguei, o meu pai já estava estendido no chão e a faca estava espetada aqui", diz Diamantino com os olhos tristes à porta da sua casa degradada, enquanto aponta com um dedo para a sua própria barriga. "Agora eu e os meus irmãos somos órfãos", diz. Os quatro irmãos, trabalhadores na construção civil, ficaram sem o pai.

Ontem, familiares e vizinhos foram prestar uma última homenagem à vítima, cuja fotografia se encontrava em cima de uma mesa, ladeada por duas velas com uma estatueta de Nossa Senhora de Fátima ao fundo.

Uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) esteve no Bairro 6 de Maio logo após o incidente, mas não conseguiu salvar Fernando Almada. "Eles tentaram muito, mas o meu pai não aguentou", recorda o filho. A equipa do INEM ainda chamou uma ambulância que transportou a vítima até ao Hospital de Santa Maria, onde se limitaram a confirmar a morte.

Armando , o alegado assassino, não tentou fugir. "Foi detido após comparecer na esquadra da PSP da Venda Nova", revela fonte policial. Inspectores da Brigada de Homicídios da Polícia Judiciária (PJ) já se encontravam na esquadra. "Ele confessou o crime. Como a PJ estava no local, levou-o", explica a mesma fonte.

Agentes da PSP estiveram recuperaram a faca utilizada no crime, que foi também entregue à PJ.

Caso Armando seja condenado a pena de prisão, engrossa o número de cabo-verdianos presos em Portugal. Segundo foi anteontem divulgado pela Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, a maioria dos reclusos estrangeiros em Portugal é de Cabo Verde. O estudo refere-se ao segundo trimestre de 2010 e indica que, dos 2351 cidadãos estrangeiros em cadeias portuguesas, 727 são oriundos de Cabo Verde.

O CASO SÓ SERVE PARA ILUSTRAR PORQUE É QUE ISTO ANDA NA BANCARROTA.A PROPAGANDA COLONIZADORA DE PORTUGAL PARA NÃO ALARMAR O INDIGENATO DIZ SEMPRE QUE A RAPAZIADA AFRICANA ESTÁ CÁ HÁ MAIS DE "30 ANOS" NUMA TENTATIVA DE SE COLAREM AOS "RETORNADOS" E PORTANTO TAMBÉM "FOMOS CORRIDOS"...
QUANTOS MAIS BAIRROS FAZEM MAIS NECESSIDADE BAIRROS SE CRIAM PORQUE AS LEIS HUMANISTAS, OS GAJOS ESTRATEGICAMENTE COLOCADOS NO APARELHO DE ESTADO O QUE ANDAM A FAZER É IMPORTAR, IMPORTAR, IMPORTAR PARA DEPOIS "NACIONALIZAR" E TEREM "DIREITOS"...POR CONTA DO POBRE INDÍGENA ASSIM DE REPENTE ELEVADO Á CLASSE DOS "RICOS"...
CLARO QUE ESTA "INVASÃO" DE "AFECTOS" NÃO PREOCUPA NENHUM DOS PARTIDOS EXISTENTES NA AR, QUE ALIÁS TUDO FAZEM PARA QUE A BOLA DE NEVE CRESÇA E CRESÇA...
VEJAM LÁ SE ALGUM DAQUELES GAJOS ABRE O PIO...

No comments: