Saturday, December 22, 2007

PARA QUANDO ALGUÉM DIZ BASTA A ESTE TIPO DE CHANTAGEM?

Guiné/Narcotráfico: UE e Portugal os maiores doadores

A União Europeia (UE) e Portugal foram os maiores contribuintes para a execução do Plano Operacional de combate ao tráfico de droga na Guiné-Bissau, ao totalizarem quase seis milhões de dólares (cerca de 4,2 milhões de euros).

Segundo o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação português, João Gomes Cravinho, a UE, através da Comissão Europeia (CE), é o maior contribuinte, ao atribuir, já para 2008, três milhões de dólares (2,08 milhões de euros), quase metade dos 6,7 milhões de dólares (4,7 milhões de euros) conseguidos na Conferência Internacional sobre o Narcotráfico na Guiné-Bissau, que decorreu hoje em Lisboa.

Portugal, por seu lado, atribuiu também o mesmo montante, mas estendeu-o ao longo de três anos, distribuindo um milhão de dólares (696 mil euros) para cada um dos três anos do programa.

Segundo Gomes Cravinho explicou à Agência Lusa, tanto a União Europeia como Portugal poderão aumentar o montante, tudo dependendo da execução do projecto, por um lado, e da reacção dos restantes doadores.

A verba atribuída pela UE, salientou, faz parte do que resta do 9º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), pelo que poderá avançar com mais financiamentos quando estiverem concluídas as negociações do 10º FED.

Outros países contribuintes foram a Alemanha, com 350 mil dólares (244,7 mil euros), e o Reino Unido, com 280 mil dólares (195,8 mil euros), tendo a Itália e os Estados Unidos avançado com 150 mil dólares (104,8 mil euros) cada.

Estes valores poderão vir a ser aumentados, durante a avaliação do Plano Operacional, havendo a promessa disso mesmo na reunião do conselho de administração que vai gerir o projecto, marcada para 22 de Janeiro próximo em Bissau, em que se prevê a a adesão do Japão a este grupo de doadores.

João Gomes Cravinho citou ainda o Brasil como tendo anunciado apoios, não quantificados, para bolsas de formação de agentes das forças de segurança, o mesmo se passando com Angola, cujo apoio está vocacionado a formação de quadros da Polícia Judiciária, tal como disse à Lusa fonte do governo guineense.

Gomes Cravinho enviou, por outro lado, um «recado» às autoridades de Madrid, ao destacar que a Espanha não avançou com qualquer contribuição para o Plano Operacional, elaborado conjuntamente pelo Escritório das Nações Unidas para a Droga e Crime (UNODC) e pelo governo guineense.

«Há países, como a Espanha, que vão apoiar, mas que ainda não tiveram oportunidade de analisar este plano, e anunciar o seu contributo», lamentou o governante português, que, em declarações à Lusa, se mostrou também «desagradado» com a ausência da Holanda, país que, tal como a Espanha, é um dos principais destinos não só da droga traficada via África como da imigração ilegal.

Diário Digital / Lusa

ENQUANTO QUE PARA MANTER O EX-IMPÉRIO PELOS VISTOS NUNCA FALTA DINHEIRO, A GNR NEM TEM LEITORES DE TACÓGRAFOS HÀ DOIS ANOS.
MAS O MAIS IMPORTANTE:O QUE ESTÁ SENDO FEITO NAS ALFÂNDEGAS PARA CONTROLAR "COMO DEVE SER" TODOS OS PASSAGEIROS DA GUINÉ E CABO VERDE?
RAIOS X PARA PASSAGEIROS E BAGAGENS, MARITIMAS OU AÉREAS?CÃES DESPISTADORES DE DROGA NAS BAGAGENS?DE CERTEZA QUE ISSO AGUARDA MELHORES DIAS MAS ENTRETANTO OS SUBSIDIADOS DOS BAIRROS SOCIAIS PODEM CONTINUAR O SEU LUCRATIVO COMÉRCIO QUE NOS ENVENENA...

No comments: