Friday, December 14, 2007

COM ACÇÕES DESTAS A EUROPA DESAPARECE NUM ÁPICE...

Mundo



2007-12-15 - 00:00:00

Sérvia: Estatuto do Kosovo
Missão europeia é inaceitável

Valdrin Xhemaj/Epa

Os kosovares dão a independência como certa, já que tanto a União Europeia como os EUA apoiam esssa solução
A União Europeia (UE) vai avançar com o apoio à independência do Kosovo apesar da resistência sérvia e russa. Ontem, os líderes europeus acordaram em enviar para a ainda província sérvia uma missão civil e policial, decisão que Belgrado considerou “inaceitável” alegando que ela criará “um Estado fantoche”.

"Este é o sinal mais claro que a UE podia dar de que quer liderar a questão do Kosovo, no apoio ao desenvolvimento e da paz naquela região”, declarou o primeiro-ministro português e presidente em exercício do Conselho da UE, José Sócrates, no final da reunião de chefes de Estado e de governo dos 27.

Sócrates não precisou quando irá partir esta missão mas o chefe da diplomacia luxemburguesa, Jean Asselborn, revelou que ela seguirá logo após o Natal. Na missão, que será enviada no âmbito da Política Europeia de Segurança e Defesa (PESD), deverão estar envolvidos cerca de 1800 polícias, juristas e funcionários aduaneiros europeus.

Belgrado reagiu com indignação à decisão. “É inaceitável falar do Kosovo como um futuro Estado. O reconhecimento da independência seria o precedente mais perigoso criado após a II Guerra”, afirmou o primeiro-ministro sérvio, Vojislav Kostunica.

A UE espera convencer os kosovares a atrasarem ao máximo o anúncio unilateral da independência mas o envio desta missão é visto como parte dos preparativos para essa declaração, que deverá acontecer no início do próximo ano. Refira- -se que para tranquilizar os países europeus que manifestaram reservas face a esta solução – casos de Espanha e Chipre, que enfrentam problemas de separatismo –, o Conselho Europeu deixou claro que ela não constitui precedente.

“PROPOSTA OFENSIVA”

Antes de anunciar o envio da missão, a UE tentou negociar um acordo com a Sérvia, oferecendo-lhe um processo acelerado de adesão em troca da aceitação da secessão do Kosovo. Belgrado considerou a proposta “indecente e especialmente ofensiva”.

ESTE DEVE SER O MAIOR ÊXITO DO BARROSO E DO SÓCRATES.DAR NAÇÕES AO MUNDO.PAIS DE PÁTRIAS... MAS CUIDADO QUE ISTO É SÓ O INICIO.VAI VIR MUITO MAIS DISTO.
OS SÉRVIOS ESTÃO CHEIOS DE RAZÃO E FICA AQUI DEMONSTRADO QUE QUEM MANDA NA EUROPA ... SÃO OS EUA!

No comments: