Sunday, April 17, 2022
TÉCNICA A COPIAR PELOS NACIONALISTAS AFRICANOS QUE NOS QUEREM AGORA COLONIZAR NUMA DE TODOS IGUAIS, TODOS DIFERENTES.DIGAM-SE JUDEUS SEFARDITAS...
Gabriel Senderowicz
Membro da Direção da Comunidade Judaica do Porto
Jorge Sampaio e Patrick Drahi: sefarditas portugueses à luz da tradição judaica
O Estado de Israel não teria judeus se a migração dependesse a meios de prova similares aos previstos pelo Governo, que está desfasado do mundo judaico e prescinde da sua genealogia-cultura-religião.
Os ancestrais do ex-Presidente da República Dr. Jorge Sampaio, chegados aos Açores no século XIX, não possuíam qualquer genealogia que remontasse a Portugal, não ostentavam apelidos portugueses (nem mesmo os portugueses-hebraicos que se colhem dos parcos registos do século XV) e igualmente não diziam uma palavra em ladino. Ninguém pôs em dúvida que esta família era de origem portuguesa. A tradição judaica e a memória familiar tinham valor.
Marrache, Ehiah, Bensliman, Amie e Bensaude (do inglês gibraltino “afortunado”), oriundos de Rabat, Casablanca e Gibraltar, eram apelidos que pouco tinham a ver com o novo país em que assentavam as suas vidas e no qual haveriam de prosperar com muito trabalho.
PELOS VISTOS A DESCOLONIZAÇÃO PORTUGUESA DE MARROCOS DEIXOU ESTES JUDEUS TODOS NO DESEMPREGO.ERAM OS QUE TRATAVAM DO RESGATE DE PRISIONEIROS...E QUIÇÁ MESTRES DE OBRAS DOS ESCRAVOS BRANCOS QUE NÃO PAGAVAM...
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment