Para os judeus portugueses, o Pogrom de Lisboa foi a gota d'água. Iniciava-se nova diáspora judaica, tendo alguns rumado para o norte da Europa, onde fundaram comunidades nos Países Baixos e Alemanha. Outros dirigiram-se para o sul da França (Bordéus, Biarritz, Tartas etc.), e até mesmo para a Inglaterra. Alguns judeus preferiram regressar ao Oriente Médio, tendo sido bem recebidos pelos turcos otomanos.
Os judeus portugueses também chegaram com os holandeses na Capitania luso-brasileira de Nova Lusitânia, Pernambuco, e consecutivamente a toda a região setentrional do Nordeste brasileiro, outrora conquistada aos portugueses pela Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais, entre os anos de 1630 a 1654, onde fundaram no Recife, capital da Nova Holanda, a primeira sinagoga das Américas, a Sinagoga Kahal Zur Israel, sob a direção do grande Hakham Isaac Aboab da Fonseca, que foi autor dos primeiros textos literários e religiosos escritos em língua hebraica nas Américas. Com a reconquista portuguesa do Nordeste setentrional do Brasil, e a proibição de praticar o judaísmo, a comunidade dispersou-se, sendo que alguns voltaram para Amesterdão, outros migraram para outras colónias holandesas nas Américas do Sul, Central e do Norte e uma parcela permaneceu, refugiando-se nos sertões, interior do Nordeste Brasileiro onde se converteu em cripto-judeus.
OS MAIS RICOS FORAM CLARO PARA OS PAÍSES BAIXOS/HOLANDA.AÍ APROVEITARAM PARA SE VINGAR DOS ESPANHÓIS ALIADOS AOS CALVINISTAS.CONSEGUIRAM ATACAR ALÉM DO BRASIL, ANGOLA(OLÁ VAN DUNEM), CEILÃO, MALACA, TIMOR E MUITAS OUTRAS PARTES.INCLUINDO O RECURSO À PIRATARIA SOBRE AS NAUS PORTUGUESAS QUE MUITAS DEVEM TER AFUNDADO DEPOIS DE ROUBADAS.OS DEMOCRATAS CONSEGUEM CONVENCER-SE POR UM JUDEU QUE ESCREVEU NO FACEBOOK DE 1 GAJO QUE NUM INSTANTE E SOB A BATUTA DA TEIXEIRA DA CRUZ DÁ TUDO O QUE PEDIRAM E MAIS ALÉM.QUEM GARANTE OS "PAPÉIS" DA NACIONALIDADE?ORA ORA A COMUNIDADE JUDAICA DO PORTO QUE SONHA EM ENCHER A MAIOR SINAGOGA DA PENÍNSULA IBÉRICA..DEPOIS NÓS É SOMOS XENÓFOBOS...
No comments:
Post a Comment