Thursday, April 16, 2020

BCP PROCESSA MOÇAMBIQUE POR CAUSA DE 2000 MILHÕES DE USD

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/bcp-processa-mocambique-em-escandalo-de-2-mil-milhoes-de-dolares?ref=DestaquesTopo


BANCA & FINANÇAS
BCP processa Moçambique em escândalo de 2 mil milhões de dólares
O caso refere-se a empréstimos alegadamente contraídos de forma ilegal por empresas moçambicanas, nomeadamente pela Mozambique Asset Management.
BCP processa Moçambique em escândalo de 2 mil milhões de dólares

16 de abril de 2020 às 15:42
O BCP avançou para tribunal contra Moçambique, tornando-se na mais recente entidade a processar o país envolvido num escândalo de 2 mil milhões de dólares.

De acordo com a Reuters, o processo contra o Governo de Moçambique e a empresa estatal Mozambique Asset Management (MAM) já deu entrada no Supremo Tribunal de Londres. Em causa estão, refere a agência, "contratos comerciais e acordos".

Questionado pela Reuters, o banco liderado por Miguel Maya recusou comentar o processo. Ainda assim, afirmou que mantém "relações institucionais excelentes" com o Governo daquele país. Já o tribunal de Londres não dá mais informação, a não ser que o BCP está a ser representado pelo escritório de advogados Enyo Law.

A MAM é uma de três empresas estatais que estavam envolvidas num projeto relativo a pesca de atum, desenvolvimento de estaleiros e segurança marítima que as autoridades norte-americanas dizem agora ser uma fachada para um esquema de suborno.


Para este projeto, o BCP contribuiu com 100 milhões de dólares num empréstimo sindicado de 535 milhões de dólares através do banco VTB, mostram documentos do tribunal a que a Reuters teve acesso. No início do ano, também o VTB avançou com um processo contra o Estado moçambicano.

~~~~~~~~~~~~

Serviços secretos dão calote de 91 milhões ao BCP

Ex-ministro Manuel Chang está preso.

DEPOIS DE TEREM DADO CABORA BASSA A LUTA PELA SALVAÇÃO POR NOSSA CONTA CONTINUA.SE CHOVE A POTES A CULPA É NOSSA.SE FIZER SECA IDEM.SEM BRANCO A CHATEAR AQUILO VAI DE VENTO EM POPA.DE TAL MANEIRA QUE ATÉ O PRESIDENTE DO JÁ SOBADO A TEM COMO SEGUNDA PÁTRIA...
O BRANCO MAU TUDO PAGARÁ...

No comments: