Saturday, April 26, 2014

QUEM É QUE INVENTOU E ORGANIZOU A FEITURA DO HOMEM NOVO E MULATO DEPOIS DAS ENTREGAS DE TUDO O QUE TINHA PRETO E NÃO ERA NOSSO?

João Salgueiro. "O MFA acreditava que o modelo soviético ia ganhar as eleições de 1975"

Os 12% que o Partido Comunista obteve nas primeiras eleições afastaram o modelo terceiro mundista dos militares
João Salgueiro foi secretário de Estado de Marcello Caetano até pouco antes da Revolução. Acredita que a rendição do antigo chefe de Estado foi negociada e defende que está na altura de os portugueses se manifestarem pelo investimento produtivo e pelo fim da burocracia.

Como é que reagiram os partidos mais pluralistas?

Nunca tiveram qualquer influência. Até às primeiras eleições viveu-se um voluntarismo político em que o PC e uma grande parte do MFA tomaram conta da situação. O MFA tinha uma visão terceiro mundista, orientação que assumiu quando disse que Portugal não era um país verdadeiramente europeu e que a inspiração tinha de vir também da América Latina e dos movimentos de libertação africanos. Pensavam que o Estado tinha de ter um papel mais relevante. Quando houve o avanço das nacionalizações não parecia muito absurdo a uma série de pessoas que não tinham a noção de como funcionam os sistemas económicos em democracias abertas. Mas as contradições eram evidentes. De facto, estivemos durante quase dois anos a tentar organizar a economia portuguesa com base em dois modelos opostos: um, o do planeamento soviético, e outro, o da Europa ocidental, onde havia economia de mercado e diferentes sistemas de solidariedade social.

OS DIFERENTES AVANÇADOS A QUERER MUITA COMPANHIA PARA ASSIM PASSAREM MAIS DESAPERCEBIDOS...E SE SENTIREM MAIS EM "CASA"...

No comments: