Monday, November 11, 2019

ISTO NÃO SERÁ PIOR DO QUE O REGIME CORPORATIVO DO SALAZAR?

democracia representativa”
10 NOVEMBRO, 2019
rui a.
Ontem decorreram as eleições para a Comissão Politica Distrital de Lisboa do PSD

Trata-se de um importantíssimo órgão partidário, porque por ele passa, entre outras coisas importantes, a designação dos candidatos a 11 câmaras municipais do distrito de Lisboa, a composição da lista dos deputados eleitos por esse círculo eleitoral (48), onde o partido elegeu, nas últimas eleições legislativas, em baixo de forma, 12 deputados. Ou seja, boa parte do poder e da influência política do nosso país passa por Lisboa, contribuindo para os definir a importante Comissão Política Distrital do Partido Social-Democrata.

Numa eleição onde se discute e decide tanto poder, seria natural encontrarmos alguns milhares de pessoas a participarem nela. Lida, contudo, esta notícia, ficamos a saber que o número total de votantes foi de 1.888, menos de duas mil pessoas, sendo que a lista vencedora arrecadou a “expressiva” votação de 1.448 eleitores, nem 1.500 dos 10 milhões de portugueses residentes no país.

É este, portanto, o número de pessoas que elege o pequeno grupo que decidirá quem vai candidatar-se àqueles cargos, sendo que muitos dos escolhidos os virão a ocupar. E é a isto que se chama, em Portugal, “democracia representativa”.

12 COMENTÁRIOS

No comments: