Wednesday, December 27, 2023
QUEM É QUE ANDOU A METER JINDUNGO NO CU DOS PRETINHOS DE ANGOLA?IMAGINO O QUE AINDA ANDA A DESPIR A PELE DE LEOPARDO...
Sonangol foi forçada a ser acionista do BCP
26-12-2023 | Fonte: Negócios
A posição acionista da Sonangol no Millennium BCP, agora de 19,49%, tem sido desde 2007 uma pedra no sapato na gestão da petrolífera.
Agora fica-se definitivamente a saber que a empresa foi forçada pelo Governo do seu país, presumivelmente pelo então Presidente, José Eduardo dos Santos, a entrar no capital do banco português. Significa isto que a participação no BCP nunca foi de índole financeira, mas sim de natureza política.
Em 2007, o líder da Sonangol era Manuel Vicente, que veio a ser vice-presidente de Angola entre setembro de 2012 e o mesmo mês de 2017. Este facto fica claro num documento sobre a regeneração da Sonangol, datado de 24 de agosto de 2020, a que o Negócios teve acesso.
“O investimento em ações no Millennium BCP não foi uma decisão financeira estratégica da Sonangol EP, mas sim feito sob mandato governamental e vem contribuindo, ao longo da sua existência, para a degradação dos resultados da empresa em função das imparidades que vem causando repetidamente”, lê-se no referido memorando onde também se adianta que o investimento total no banco ascendia a 2,19 mil milhões de euros.
Deste modo fica evidente que o Estado angolano foi parte ativa na guerra que se viveu em 2007 no BCP e que começou pela contestação ao seu então presidente e fundador, Jardim Gonçalves, e acabou com seu afastamento, substituído por Paulo Teixeira Pinto, graças a movimentações de um grupo onde pontificavam Joe Berardo, Nuno Vasconcelos e Rafael Mora, da Ongoing, e Carlos Santos Ferreira, da CGD, entre outros.
PENA AINDA NÃO SE TENHAM DEBRUÇADO SOBRE A COMPRA DO EX-BANIF QUE NO FIM DEU NA SUA EXTINÇÃO...MAS DEVE TER SIDO CULPA DO BRANCO CERTAMENTE...
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment