Francisco Alegre Duarte transmitiu igualmente a João Lourenço saudações do seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa, de quem foi conselheiro diplomático nos últimos dois anos.
O novo embaixador chegou a Angola 01 de março, em substituição de Pedro Pessoa e Costa.
Diplomata de carreira desde 1998, serviu em Timor-Leste (1999), na Missão de Portugal junto das Nações Unidas, em Nova Iorque (2003-2006), em Angola (2009-2012) e Itália (2012-2016), segundo a página da embaixada disponível no site do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
No MNE trabalhou em assuntos europeus, em questões multilaterais (em especial no âmbito da ONU) e relações bilaterais (EUA e Canadá, países europeus).
Nasceu na Argélia, em 1973, e é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e pós-graduado em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade Técnica de Lisboa.
Foi bolseiro do United Nations Institute for Training and Research, na Universidade de Columbia, em Nova Iorque.
É pai de quatro filhos e autor de livros infantis.
O diplomata sublinhou, por outro lado, que "há muito para fazer" na "relação especial entre Angola e Portugal" que abrange várias dimensões da cooperação governativa, incluindo educação, justiça, defesa, saúde, cultura e promoção da língua, bem como a concertação politico-diplomática no quadro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Nações Unidas e União Europeia.
SE O BABUCHA ANDAVA A CHEIRAR O CHULÉ DOS COMUNISTAS DEBAIXO DA MESA COM QUE O PAPÁ REUNIA LÁ EM CASA O FRANCISCO ALEGRE DEVE TER CHEIRADO MUITA CATINGA DOS EX-ESTUDANTES DA CASA DO IMPÉRIO QUE OS COMUNISTAS MANDAVAM ASSENTAR PRAÇA NA ARGÉLIA...
No comments:
Post a Comment