Sunday, September 1, 2019

E Ó ARROJA O JUIZ VAZ PATTO AINDA TEM QUE ACRESCENTAR OS POBRES AFRICANOS DE QUE O PAPA FRANCISCO TANTO GOSTA AGORA CÁ DENTRO.OS RICOS BRANCOS FICARAM COM A PARTE DELES...


31 agosto 2019
contra os ricos
Os artigos 2544 a 2547 do Catecismo dão uma visão sucinta acerca de como, aos olhos da Igreja Católica, Deus vê os pobres e os ricos. Os pobres são uns coitadinhos, as vítimas, e quanto aos ricos é preciso ter olho neles (cf. aqui: 2544, 2545, 2546, 2547).

Mas os pobres são, afinal, vítimas de quem?

Os artigos 2443 a 2449 já tinham dado a resposta - dos ricos.

A Igreja Católica possui uma teoria económica muito curiosa (e, obviamente, falsa) acerca da pobreza e da riqueza. Deus é o Pai e o Criador de todos os bens existentes no mundo. Ora, este legado, Ele oferece-o a todos os seus filhos de maneira igual e sem excepção. Segue-se que, se um deles tem mais que o outro, é porque se apropriou indevidamente do quinhão que pertencia ao outro.

Conclusões. A riqueza é um roubo. A causa da pobreza e dos pobres são os ricos. O mundo está dividido entre bons e maus, entre bem-aventurados (os pobres) e pecadores (os ricos).

(O artigo 2446 do Catecismo, citando S. João Crisóstomo, não podia ser mais explícito acerca da teoria da riqueza como um roubo, cf. aqui).

Não surpreende, por isso, que dias depois de ter reflectido sobre os pobres, com as conclusões que eram previsíveis (cf. aqui), a Comissão Nacional Justiça e Paz, presidida pelo juiz Pedro Vaz Patto, também tenha reflectido sobre os ricos, com as conclusões que também eram de prever.

Fê-lo na Nota "Ética e Criminalidade Económica e Financeira - Conclusões" (cf. aqui). Nela, a figura do rico é a figura do financeiro e, especialmente, a do banqueiro. Estão identificados os maus, como era de esperar. Nenhuma surpresa até aqui.

A verdadeira surpresa vem a seguir pela voz de Frei Tomás: "Olha para o que ele diz, não olhes para o que ele faz".

A Nota da Comissão Nacional Justiça e Paz, como o seu título sugere, contém um apelo aos profissionais do sector financeiro para que cumpram o código de ética da sua profissão. E o apelo é devido porque, infelizmente, há profissionais deste sector que não o cumprem.

Mas os profissionais do sector financeiro não estão sós. Violações do código de ética acontecem em todas as profissões. Até na de juiz. (cf. aqui, aqui e aqui).


Posted by Pedro Arroja at 18:03
Sem comentários:

PORTANTO POR DECRETOS INTELIGENTES A RIQUEZA PRODUZIDA POR DEUS TORNARÁ A TERRA NUM PARAÍSO SOCIALISTA CHEIO DE LEITE E MEL...

No comments: