Wednesday, July 17, 2019

OSSOS DOS EX-COMBATENTES.ELES REQUERERAM PARA LÁ MORRER?DEIXEM-SE DE FITAS.TRAGAM OS OSSOS TODOS E MAIS NADA.A ENTREGAR ÀS FAMÍLIAS.

GUERRA COLONIAL
Liga dos Combatentes quer localizar os mais de 1.500 soldados sepultados em Angola
17/7/2019, 13:29

A Liga dos Combatentes identificou os 187 locais onde podem estar os militares portugueses. Agora, quer confirmar a localização e recuperar os restos mortais.

O general Joaquim Chito Rodrigues, presidente da Liga dos Combatentes, com o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, na Comemoração do Dia do Combatente, em 2016
Paulo Cunha/LUSA

Existem 1.548 campas de militares portugueses em 187 locais em Angola, segundo um levantamento feito pela Liga dos Combatentes. A partir do final do ano, pode iniciar-se o processo de transladação dos restos mortais, noticia o Diário de Notícias.

O levantamento dos locais onde podem estar sepultados os soldados portugueses portugueses mortos na guerra colonial (1961-1974) foi feito pela Liga dos Combatentes, entre 2003 e 2005, com base na informação que está disponível em Portugal. Agora, a Liga quer fazer o reconhecimento presencial dos locais.

A Operação Embondeiro, como assim lhe chamaram, vai começar por dois cemitérios de Luanda, um com 109 campas, outro com 349. A ideia é localizar, identificar, exumar e transportar os restos mortais dos antigos combatentes. A Liga compromete-se a apoiar a transladação dos corpos se as famílias assim o requererem.

O MARCELO CAETANO "INTERROMPEU" O ENVIO DE CAIXÕES COM COMBATENTES PARA A SUA TERRA DE ORIGEM?.OUTRO MARCELO QUE OS TRAGA A TODOS...

No comments: