Wednesday, September 5, 2018

AINDA ANDAMOS NA FASE DOS ESTADO IRMÃO SOCIALISTAS OU SEJA AMIZADE ENTRE POVOS.COM O BRANCO SEMPRE A PAGAR CLARO...

Moçambicanos em Chemnitz
A nova e antiga pátria
A cidade industrial de Chemnitz abriga muitos trabalhadores migrantes há décadas. Sempre houve problemas, mesmo nos tempos da RDA. No entanto, pessoas como Damião não querem desistir de sua cidade.

© Dominik Wolf De Raphael Thelen , Chemnitz
Damião de Moçambique
Raphael Thelen
Damião de Moçambique



Terça-feira, 04.09.2018 21:06 impressão direitos de usofeedbackcomentar
A nova imagem de Chemnitz , que de certa forma é a antiga, penetrou na sala dos familiares de Damião em Moçambique . As armas que se ergueram para a saudação de Hitler, as surras contra os migrantes, a polícia ociosa. Então ele recebeu um telefonema de sua irmã: O que está acontecendo? E você não quer voltar com sua esposa e filhos?

Damião não quer. Ele finalmente chegou à Saxônia quando jovem e vive em Chemnitz há mais de 32 anos. E sua esposa Sabine não quer sair. Porque se todo mundo for embora: como evitar que os radicais de direita e seus aliados conquistem a AfD? Mas que Damião e Sabine são tão confiantes, não significa que não tenham medo. É por isso que o sobrenome dela permanecerá sem nome. E isso não significa que eles não esperam por uma pequena ajuda.

Como trabalhador contratado Damião 1986 veio para Zschopau perto de Chemnitz. Assim como ele trabalhou dezenas de milhares de homens e mulheres de "estados irmãos socialistas", como Cuba, Vietnã e Moçambique na RDA.

No país de origem de Damião, a guerra e a seca prevaleceram, mal escapando do serviço militar e encontrando um emprego como um menino da casa com um rico português. No entanto, ele não tinha nada para comer em Moçambique, exceto o repolho.

Em Zschopau ele comeu pela primeira vez em muito tempo. Ele completou sua formação como pintor na fábrica de motores da MZ. Até hoje ele se entusiasma com as motocicletas de classe mundial que foram construídas lá. Nem mesmo os americanos construíram essas boas máquinas cruzadas e, antes da reviravolta, Karl-Marx-Stadt tinha sido mesmo o paraíso. Amigos alemães o convidaram para o churrasco, havia grupos esportivos e passeios de empresas. Certamente havia racismo , mas havia sido punido muito mais do que isso. É por isso que ele não sentiu os ressentimentos dessa maneira.


A serviço de uma comunidade protestante, ele conheceu sua futura esposa, Sabine. Logo ela ficou grávida, mas casamentos entre alemães e trabalhadores contratados não eram permitidos. Foi o racismo institucional da RDA, que foi "antifascista" por sua própria definição e, portanto, suprimiu qualquer discussão ou crítica sobre o assunto.

As esperanças foram ótimas

Em 1989, Damião e seus colegas foram às ruas gritando: "Nós somos o povo!" Ele não tinha idéia de que seu contrato de trabalho na República Federal não seria prorrogado. Três meses após o nascimento do primeiro filho, ele teve que ir para Moçambique.

Ele conseguiu um visto de turista, voltou para a Alemanha e se casou com Sabine. As esperanças de um futuro próspero eram grandes - em vez disso, começou um período sombrio. A política de privatização da CDU atingiu a cidade industrial de Chemnitz com força total. Inúmeras pessoas perderam seus empregos e perderam a raiva por tudo que achavam estranho.

Damião trabalhou depois da virada em Stuttgart. Quando ele chegou a Chemnitz no fim de semana, sua esposa o pegou da estação de táxi. Todo o resto era muito perigoso.

Uma vez ele ficou na estação quando ele teve um golpe por trás. Ele nem sequer viu seus atacantes até que ele recuperou a consciência no hospital. Seguiram-se anos em que ele trabalhou no Ocidente e no Oriente, às vezes em oficinas, às vezes em grandes empresas como a MAN.

Ficou melhor. Mas não é bom

"A partir de 1994, tornou-se melhor com o racismo em Chemnitz", diz ele, hoje, 52 anos, na cozinha de sua casa em uma área de aldeia nos arredores de Chemnitz. Lenha empilhava em frente da casa, coelhos pulando em seus estábulos no jardim. Um gato está escovando as pernas de Damião. Um pequeno idílio. Mas sua esposa Sabine, 51 anos, o contradiz: "E as crianças vizinhas que vieram quando construímos nossa casa? Elas disseram: 'Agora nós saímos da cidade e agora também há estrangeiros.' E a nossa filha, que foi espancada há dez anos por causa de sua cor de pele? "

Ficou melhor. Os dois têm muitos amigos na cidade. Mas isso não é bom.


Quando Damião vai a um pub, às vezes ele não é servido. Se ele anda pela cidade na calçada e vê um grupo de jovens que poderiam ser extremistas de direita, ele muda o lado da rua. No ônibus, ele sempre se senta em campo atrás do motorista por medo de ser atacado. Também tem muito a ver com o fato de que ele está enfraquecido devido a um ataque da aorta, um derrame e os muitos medicamentos que ele deve tomar. Mas também há coisas como visitar a esplanada ao virar da esquina. Ele queria comprar sorvete com seus filhos. Eles foram insultados. Desde então eles não estão mais indo.

Crianças em tudo: se você chegar em casa da escola apenas cinco minutos atrasado, Damião e Sabine ligam para ela.

Então veio a semana passada. A turba de direita, a perseguição, o perigo tangível. Damião ficou surpreso com a violência. Sabine não. Em um eles concordam: Chemnitz precisa de mais policiais.

MAS OS 20000 MOÇAMBICANOS FORAM TODOS DEVOLVIDOS APÓS A QUEDA DO MURO.PELOS VISTOS A MALTA DA EUSSR ARREPENDEU-SE...

No comments: