Thursday, August 18, 2016

UM PONTAPÉ NUMA PEDRINHA DA CALÇADA E SAI LÁ DEBAIXO UM INTERNACIONALISTA PAPAGAIO...

A abrir
Bikini ou "burkini"

António José Gouveia
Hoje às 00:05
Caminhos perigosos que a França percorre. Os valores da República são valiosos, tão valiosos que deveriam ter em atenção a liberdade, igualdade e fraternidade. Não é proibindo o uso de um lenço a tapar o rosto ou multando as mulheres que usam "burkini" na praia que se evitam a destruição dos valores ocidentais ou mais ataques terroristas.

Soa até a racismo e xenofobismo o facto de esta semana um tribunal francês ter confirmado a proibição de "burkini" em Cannes, em que três mulheres foram multadas por usarem um fato de banho que cobria todo o corpo e a cabeça. Onde está aqui a liberdade, igualdade e fraternidade?

Bikini ou "Burkini"? O que diria a minha avó que, quando ia à praia, tomava banho completamente vestida... não era um "burkini", é certo, mas andava lá próximo. A sociedade anda toda trocada. Quando o bikini apareceu, as mulheres eram multadas porque a sua forma de vestir em público não era compatível com os valores morais da altura.

Agora o "burkini", segundo o ministro Manuel Valls, é sinónimo religioso "da subserviência da mulher", símbolo do extremismo islamita e da "tradução de um projeto político, de contrassociedade". Assim de repente, não me lembro de uma religião dominante em que a mulher esteja em pé de igualdade com o homem. Em várias escalas, todas as religiões cristãs, judaica, hindu ou budista defendem a subserviência da mulher.

Ora se o "burkini" traduz esta subserviência, o pudor da minha avó vem de uma educação judaico-cristã implantada durante séculos em toda a Europa, principalmente no Sul. Quer isto dizer que o meu avô poderia ser um terrorista em potência aos olhos dos muçulmanos? E o que fazer às tradições das várias religiões que pululam em França? Esta é uma questão de extremismo ocidental que nos fica mal quando queremos seriamente combater o terrorismo realizado por fanáticos que aproveitam a religião para atingir fins próprios de ódio e desumanidade.

O Estado laico francês não pode ignorar a liberdade, igualdade e fraternidade, um lema apoiado na Declaração Universal dos Direitos do Homens de 1789 e que sempre norteou o país. Cair neste ridículo não prestigia a França. Até compreendo o choque em que a nação está imersa depois de vários atentados perpetrados por extremistas islamitas, mas há que distinguir o trigo do joio. Grandes franjas da população marginalizadas durante décadas criaram verdadeiros monstros dentro de portas, mas uma caça às bruxas... já se sabe que nunca dá resultado.

EDITOR-EXECUTIVO


Leia mais: Bikini ou "burkini" http://www.jn.pt/opiniao/antonio-jose-gouveia/interior/bikini-ou-burkini-5344057.html#ixzz4HfRXPYnh
Follow us: jornalnoticias on Facebook


ESTE É DAQUELES QUE SE FOSSE MULHER, COM VAGINA(os conas moles são aos montes),E SE FOSSE ENTREVISTAR LÁ NAS ARÁBIAS E ARREDORES METIA O LENCINHO E CALÇAVA AS LUVAS POR "RESPEITO" À KULTURA LOCAL.CÁ ONDE SE CANTA A INTERNACIONAL E SE INSPIRAM UMAS LINHAS DE COCA PARA AUMENTAR A "CRIATIVIDADE" DA PROPAGANDA É SÓ ABRIR A RABINHO A TUDO O QUE VENHA DE FORA.MESMO QUE SEJA DESCARADAMNTE PROVOCATÓRIO...

No comments: