Thursday, July 17, 2014

E QUEM DESPEDE ESTES DOIS GRANDES GESTORES DO SÓCRATES?QUE CERTAMENTE O ANTÓNIO COSTA CONTINUA A APRECIAR...

Fitch corta "rating" da PT e da Oi para "lixo" após falha de pagamento da Rioforte
17 Julho 2014, 07:37 por Sara Antunes | saraantunes@negocios.pt
A agência de notação financeira reduziu o "rating" das duas empresas depois da falha de pagamento da Rioforte à PT do papel comercial no valor de 847 milhões de euros. A notação financeira foi colocada num patamar considerado "lixo".
O "rating" da Portugal Telecom e da Oi foi cortado em um nível ara "BB+", o que significa que foi colocado num patamar considerado de investimento especulativo, ou seja, "lixo". A perspectiva foi colocada em "estável".

Esta decisão surge depois do acordo entre as duas operadoras anunciado na quarta-feira, 16 de Julho, e que estabeleceu novos contornos para a fusão, depois da Rioforte ter falhado o pagamento de 847 milhões de euros em papel comercial investido pela Portugal Telecom.

A Fitch questiona o facto de a PT ter decidico investir "perto de 40%" do total de dinheiro disponível no final do ano passado "em dívida de um accionista com 10%". Este investimento "levanta várias preocupações, salienta a nota de investimento publicada ainda na quarta-feira à noite. Além disso esta questão "pode indicar que um risco de tolerância mais elevado em relação aos seus investimentos e uma estratégica de gestão mais agressiva o que não está em linha com uma categoria de investimento no perfil de risco", explica a Fitch.

Além desta questão, a agência salienta que o perfil financeira da empresa que vai surgir com a fusão das duas operadoras "não terá capacidade de assegurar um 'rating' de categoria de investimento devido aos desafios operacionais que vai enfrentar quer no Brasil quer em Portugal." 

No comments: