Friday, April 25, 2014

Ó FERNANDES PODIAS ESTICAR UM POUCO MAIS A PROSA E DIZERES PORQUE É QUE NÃO ANDAS NO TEU ELDORADO...

Quando é que estava no 25 de Abril?
por FERREIRA FERNANDES

Para mim, a pergunta certa não é "onde", é "quando": "Quando é que estava no 25 de Abril?" Eu digo: "Eu estava ontem. Já ontem, a 24, eu estava a 25." Não ponho o facto ao peito, digo-o porque foi assim. Em 1974, já a 24 de abril, eu estava no que o dia seguinte iria proclamar. E em abril de 73 e 72, e antes e antes... E dou comigo aos 20 anos, já em 1969, a agir em consequência do essencial que significou o 25 de Abril para o meu mundo: dizer não à Guerra Colonial. Com gente boa e admirável, e outra não, de todas as raças, o meu bairro, a minha cidade e o meu país eram marcados por serem coloniais. Isso é um pecado histórico. O colonialismo fixa relações de desigualdade e tem a estupidez de julgar que as pode manter perpétuas. Não foi ideologia nenhuma que me levou, foi um sentimento de pertença: esta é a minha terra, disse eu de Angola, apesar de ser branco e por ser branco. Apesar, porque tendo sido tão poucos a 24 de abril a já termos decidido pelo nacionalismo, alguma coisa haveria de nos afastar dessa escolha; por, porque nunca deixei de amar os meus pais. Na minha Angola cabia a memória da chegada a Luanda do meu pai e do seu irmão, adolescentes solitários e pobres. Fossem simples emigrantes, eram admiráveis; sendo colonos, carregavam o pecado... Também por eles cortei com o colonialismo. Como me disse José Eduardo Agualusa: "Não foste desertor, tu escolheste o lado que era o teu." Exato, amigo, não desertei de escolher.

MAS PRONTOS NÃO ÉS SÓ TU PÁ.HÁ MUITOS...E COMO SE PODE VER NÃO ESTÃO NO DESEMPREGO...E ALGUNS ATÉ SÃO PRETINHOS...MAS QUE NÃO SE FALE AGORA EM "COLONIALISMO" APESAR DE SER O DOIS EM UM:ESCOLHEM-NOS E AINDA PAGAMOS POR CIMA...
JÁ A POLÍTICA DE "UM PAÍS, DOIS SISTEMAS" DO GRANDE CAPITALISTA DO SOBADO NÃO AFLIGE A "INTELECTUALIDADE".O FERNANDES SE DURAR O TEMPO SUFICIENTE AINDA UM DIA VAI SER ALIADO DA AFRICANIDADE DA LINHA DE SINTRA QUE POR "REFERENDO" QUERERÁ A AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA, COMO NOS CASOS DE S.TOMÉ E CABO VERDE...DE QUE SE SAFARAM A MADEIRA E OS AÇORES POR NÃO TEREM PRETOS...
CONTINUA LÁ O TEU TRABALHINHO DE SAPA PORQUE OS DA TUA LAIA SÓ PENSAM NAS LIBERDADES E NAS DEMOCRACIAS AVANÇADAS COMO SE PODE VER NA GUINÉ, EM ANGOLA E MOÇAMBIQUE...QUE LIBERTOS DO JUGO DOCOLONIALISMO ANDAM NUM BRINQUINHO E É SÓ FELICIDADE.COMO CÁ CLARO...

No comments: