Saturday, July 27, 2013

REPAREM BEM NA QUALIDADE DE QUEM NOS ANDA A GOVERNAR...A CAMINHO DA ESCRAVATURA.

Com a ajuda da Noruega, Portugal recupera herança judaica

Rotas de Sefarad vai custar cinco milhões de euros e poderá atrair 300 mil turistas.
Belmonte será um dos pontos fundamentais da rota PAULO PIMENTA
O projecto Rotas de Sefarad de valorização da identidade judaica portuguesa – no valor de cinco milhões de euros, a maior parte dos quais garantidos pela Noruega – poderá atrair 300 mil novos visitantes por ano, entre o mercado ibérico, a diáspora judaica no mundo e outros interessados, e gerar uma receita de 60 milhões de euros anuais.
Estes são os valores estimados do potencial económico de um projecto que, como sublinham os seus promotores, é em primeiro lugar cultural.
“Há 14 milhões de judeus no mundo, 20 por cento dos quais são de origem sefardita [judeus da Península Ibérica]”, lembrou, em declarações ao PÚBLICO, Jorge Patrão, secretário-geral da Rede de Judiarias de Portugal, no final da cerimónia, na Biblioteca do Palácio da Ajuda, em Lisboa, em que foi anunciado o projecto. “A Espanha está a apostar muito nas ligações aéreas com Israel, que nós não temos. Estes mercados têm que ser tratados como emergentes e estratégicos. Mas isto não é um projecto turístico, é um projecto cultural. O principal para nós é recuperar esta vertente da história de Portugal que está esquecida”. 
O projecto nasceu há cerca de dois anos, e, segundo contou Patrão, foi apresentado inicialmente ao então secretário de Estado da Cultura Francisco José Viegas, que sugeriu a candidatura ao EEA Grants, um programa da Noruega, Islândia e Liechtenstein (no qual a Noruega contribui com 97% do fundos). “Encaixa muito bem naquilo que queremos apoiar, que são projectos ligados ao património mas que permitam também desenvolver o turismo e que esperamos que contribuam para a economia”, afirmou o embaixador norueguês, Ove Thorsheim, também presente na cerimónia. 
A Noruega contribui com quatro milhões de euros, enquanto o Estado português participa com cerca de 700 mil euros – um total de perto de cinco milhões que permitirá restaurar ou valorizar símbolos da presença judaica em Portugal. Estão previstos, entre outros, a revitalização da sinagoga de Tomar, a criação de um Memorial da Vida de Aristides Sousa Mendes, em Vilar Formoso, a recuperação das sinagogas de Almeida e de Vilar Maior (uma antiga sinagoga medieval recentemente descoberta), criar o Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano, em Bragança (com projecto do arquitecto Eduardo Souto de Moura), ou a recriação da Casa da Inquisição em Reguengos de Monsaraz. A criação da rota envolve nove municípios e seis entidades regionais de turismo, para além da Comunidade Judaica de Belmonte. 
O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, declarou ao PÚBLICO que a iniciativa vai traduzir-se num aumento “significativo” dos visitantes, atraídos pela história, mas escusou-se a avançar números. “O turismo é um resultado. Não há um turismo qualificado sem haver antes um trabalho de projecto cultural. O que nos distingue de outros países é a densidade do nosso património nas mais diversas vertentes e o que estamos a fazer aqui hoje é a investir numa dessas vertentes. Brevemente anunciaremos investimentos num conjunto de catedrais, o património cristão. Será interessante também trabalhar o património islâmico.”
Durante a cerimónia tinha deixado um recado aos responsáveis autárquicos envolvidos: “Não podemos pensar que vamos usar este dinheiro para ganhar mais uma eleição, arranjar uma parede ou fazer um site”. Este é um projecto no qual “não há hipótese de falhar [porque] nenhum de nós tem hoje tempo, disponibilidade ou dinheiro para poder falhar.”

ENTRETANTO A OUTRA COLONIZAÇÃO DA BOA PORQUE SOMOS NÓS A PAGAR E DEPOIS DELES TEREM FUZILADO TUDO O QUE FOSSE CHEGADO AO PORTUGAL DO MINHO A TIMOR:

Casa da Guiné-Bissau em Coimbra


casa gb OK

Os novos órgãos da casa da Guiné-Bissau em Coimbra, foram empossados no dia 19/07/2013, na presença do Encarregado de Negócios da Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal, Embala Fernandes e seus colaboradores, de uma representação do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal) e de colaboradores de algumas associações como a casa de Angola, a de Moçambique. Estiveram igualmente presentes representantes das câmaras municipais e das juntas de freguesias da zona centro de Coimbra e demais órgãos individuais da cidade de Coimbra; isto só nos reforça a vontade e empenho nas nossas funções no sentido de alcançar conjuntamente os objectivos pretendidos pelos nossos irmãos na diáspora.

O nosso empenho em obter resultados positivos dos problemas dos nossos irmãos na diáspora, torna-se num dos nossos principais objectivos, isto mostra qua a nossa tarefa é de supra importância na nossa comunidade - a resolução de vários dossiês. Não vamos garantir que vamos resolver todos os dossiês que chegam às nossas mãos, mas garantimos que não vamos virar costa à luta que a comunidade Guineense nos propõem neste momento. Se realmente confiou em nós temos que estar à altura de responder as suas necessidades (nha Ermos anos Guineenses Nunca na ca dissa di luta),por isso vamos dar abraço a esse projecto e tentar minimizar os sofrimentos dos nossos irmãos.

Abraços para todos guineenses que esperam de nós um bom trabalho e que sejam exigentes porque o povo da Guiné-Bissau merece sempre um bom tratamento.

Lista dos novos Órgãos da casa da Guiné-Bissau em Coimbra

Presidente
António Gomes Embaça

Vice-Presidente
N´cok Lama

Departamento das finanças e Tesouraria
Sabino Correia

Departamento das Relações Exteriores
Alanso Sani

Departamento Jurídico
Júlio Gomes dos Santos

Departamento da Acção Social e da Politica de Integração
Agostinho Tavares Amarante

Departamento de Comunicação Social
Teodoro Lopes da Cunha

Departamento de Educação, Formação Profissional e Emprego
Adulai Baldé

Suplentes:

Michel Lopes
Bernardino Afonso Henrique
Badjana
Adalgisa Berdernaike Almeida

Mesa de Assembleia Geral
Presidente

Laminé sissé
Secretário

Zeferino Nhala Tchuda
1º Vogal

Gilberta Falcão
Concelho fiscal

Presidente
Domingas Bento

Vice Presidente
Cristiano Francisco Manga

1º Vogal
Teresa Gomes Embaça

O PORTUGAL AGORA INTERNACIONALISTA A AFUNDAR-SE COMO SE AFUNDOU A EX-URSS POR FALTA DE "FUNDOS"...MAS EM QUE O INDIGENATO VAI SENDO ESPREMIDO PELO FISCO PARA MANTER ESTA ONU PARTICULAR COMO O MELHOR ACOLHIMENTO DO MUNDO.MESMO QUE À PARTIDA NÃO TENHA FUTURO NENHUM...

No comments: