Thursday, August 9, 2012

OS ANALISTAS DO PSI 20 JÁ INTERIORIZARAM A TOTAL AFRICANIZAÇÃO DOS "INVESTIDORES"...

Bolsa de Lisboa
Metade dos "targets" dos analistas falharam o alvo em mais de 23%
09 Agosto 2012 | 11:55
André Veríssimo - averissimo@negocios.pt

Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 0 VotosTamanho
Análise da CMVM aos preços-alvo emitidos para 2011 conclui que verifica-se uma redução da capacidade preditiva dos analistas financeiros face aos anos anteriores.
O Relatório Anual de Supervisão da Actividade de Análise Financeira divulgado hoje pela CMVM revela que a grande maioria dos preços-alvo divulgados entre Janeiro de 2010 e Setembro de 2011 foram demasiado optimistas. O regulador analisou 897 observações.

Nos preços-alvo emitidos para um horizonte temporal de 12 meses a diferença para o preço de mercado foi negativa em mais de 75% dos casos. Ou seja, a cotação ficou aquém da avaliação prevista. Em 50% dos “targets” a diferença superou mesmo os 23%.

Nas avaliações que definiam o final de 2011 como horizonte temporal, só em 10% dos casos a cotação atingiu ou superou o preço-alvo indicado. Nos “targets” para o final de 2010 a percentagem foi de 15%.

O relatório considera que “verifica-se uma redução da capacidade preditiva dos analistas financeiros” face a edições anteriores do estudo. “A título ilustrativo, para os preços-alvo emitidos com horizonte temporal para o final de 2009, mais de 50% foram superados”.

A análise aos preços-alvo emitidos mostra ainda que “menos de 20% das notas emitidas reflectia um potencial de queda dos títulos”. No período considerado foram emitidas 15,7% de recomendações de “vender” ou “reduzir”. Em 40% dos casos o potencial de valorização era superior a 21%.

Ainda assim, o sentido da revisão das avaliações foi maioritariamente para baixo. Mais de 60% dos preços-alvo emitidos foram inferiores ao anterior.

O relatório analisa também a dispersão das avaliações para as mesmas cotadas. O Caixa BI e a Merrill Lynch são os intermediários financeiros com maior proporção de preços-alvo acima do consenso (85,7% e 83,3%, respectivamente). A Exane BNP Paribas e a Fidentiis registaram a maior proporção de preços-alvo abaixo do consenso. Esta última casa obteve o desempenho menos negativo na análise simulada de uma carteira composta pelas recomendações emitidas no período.

O PATRÃO DELES MANDA E ELES FAZEM.E POR VEZES É O DOIS EM UM.DÃO UMA PERNINHA NO PARTIDO...

POR OUTRO LADO A CMVM É COMO O TC:DEPOIS DO CRIME FEITO, OS INVESTIDORES ENGANADOS, INFORMAM-NOS...MAS TIRAR CONSEQUÊNCIAS NUNCA, PARA NÃO FERIR SUSCEPTIBILIDADES...

No comments: