Saturday, October 8, 2011

A GUERRILHA IMPORTADA PELO MAGALHÃES, COSTA E SÓCRATES...

Santo André: Ourivesaria destruída durante assalto
Gang espanca e ameaça lojistas

Menos de dez minutos bastaram para um grupo armado e violento consumar o assalto à ourivesaria Charles, em Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém. Para trás ficaram um rasto de destruição na loja e momentos de terror, com agressões ao proprietário e ameaças a comerciantes. Os ladrões levaram artigos de ouro, de prata e relógios.


O assalto aconteceu numa altura de pouco movimento, pelas 11h45 de ontem. Aproximou-se do estabelecimento uma viatura ligeira, marca Audi, de onde saíram cinco indivíduos encapuzados e armados com caçadeiras. "Entraram na ourivesaria e agrediram o proprietário com murros e pontapés e partiram as montras da loja com um martelo", contou ao CM uma testemunha.

Enquanto decorria o assalto, um dos indivíduos controlava os restantes estabelecimentos comerciais, ameaçando com caçadeira. "Quando me aproximei para tirar a matrícula do carro e chamar a GNR, um deles apontou-me a arma e gritou para voltar para dentro do meu estabelecimento", adianta a mesma fonte. O ourives, João Salgado, estava sozinho na loja, foi agredido e só se lembra de ter levado pontapés e murros. Os outros comerciantes tentaram ajudá-lo, mas foram ameaçados para não saírem à rua.

Visivelmente abalado e com algumas escoriações nos braços, o ourives, de 60 anos, preferiu manter-se em silêncio. Confirmou apenas ao CM que há um mês, de madrugada, a loja já tinha sido alvo de um assalto.

De acordo com a GNR, os assaltantes conseguiram levar "uma elevada quantia em ouro, prata e relógios". A loja não está equipada com sistema de videovigilância. A PJ investiga.

No comments: