Saturday, August 13, 2011

E QUEM PRENDE A CLASSE POLÍTICA QUE TEM FEITO O MESMO?

Crime: Polícia Judiciária deteve foragido de 40 anos
Ex-gestor do BPN em fuga foi preso

Refugiado na África do Sul há dois anos e meio, José Manuel Gama Pereira, 40 anos, o ex-gestor do balcão das Amoreiras do BPN, em Lisboa, que lesou o banco em nove milhões de euros, foi detido anteontem pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária. Tinha regressado a Portugal, onde pretendia ficar apenas poucos dias, mas cometeu um erro: voltou aos locais conhecidos, e a Polícia Judiciária, que o esperava, deteve-o.


José Gama Pereira foi ontem presente ao Tribunal Central de Instrução Criminal, onde foi ouvido pelo juiz Carlos Alexandre. Ficou em prisão preventiva.

O ex-gestor terá burlado dezenas de clientes. Entre as vítimas está Mário Dias, antigo vice-presidente do Benfica, que terá sido lesado em 900 mil euros. O esquema de Gama Pereira durou quase oito anos. O ex--gestor prometia juros anuais de 30% a meia dúzia de clientes seleccionados, que cediam os seus depósitos para que aquele fizesse aplicações do dinheiro em investimentos pessoais. Na prática, o bancário captava poupanças para o BPN e no final do ano repartia os 30% dos juros entre si e os clientes que tinham cedido o dinheiro: 20% eram para o cliente e os restantes 10% para o gestor.

A captação de depósitos deixou, no entanto, de ser suficiente para pagar o valor necessário ao reembolso dos juros, pelo que o ex-gestor desviou dinheiro da conta de outros clientes. Quando, em 2008, o banco foi nacionalizado, muitos depositários que acorreram aos balcões para levantar o seu dinheiro. Foi nessa altura que a administração descobriu a fraude.

SALVAM O PLANETA E ENTERRAM OS INDÍGENAS...EM "DÍVIDAS"...

No comments: