Wednesday, July 20, 2011

SÓ 4 MILHÕES?NA CAPITAL SÃO DEZENAS DE MILHÕES...

Estão em tribunal 76 processos
Câmara de Sintra tem quatro milhões de euros por cobrar em rendas sociais

A Câmara de Sintra tem por cobrar quatro milhões de euros de dívidas relativas a incumprimento de rendas de habitação social no concelho, estando a decorrer 76 acções judiciais que podem levar ao despejo dos moradores.

Estão em curso 76 processos judiciais no Tribunal de Sintra Estão em curso 76 processos judiciais no Tribunal de Sintra (Carlos Lopes/Arquivo)

Segundo a vereadora da autarquia com o pelouro da Habitação, Paula Simões, o incumprimento do pagamento de rendas de habitação social ronda os quatro milhões de euros e deve-se, na sua maioria, a juros de mora acumulados.

A responsável adiantou que, no âmbito da habitação social, a autarquia ainda não começou a sentir os efeitos da crise actual, uma vez que os incumprimentos resultam de “desleixo de algumas famílias" que não pagam as rendas "há vários anos".

“Há cerca de dez anos havia prédios em Casal de Cambra onde ninguém pagava rendas. Isso significa que com todos os processos judiciais associados, os valores são sempre superiores ao real porque acrescem os juros em mora”, disse a responsável à Lusa.

Segundo Paula Simões, encontram-se 76 processos em fase executiva no Tribunal de Sintra. A vereadora indicou que a autarquia tem cerca de três mil pedidos de alojamento, alguns deles antigos, estando apenas 60 fogos disponíveis, o que, considera, “não corresponde às necessidades” existentes.

Apesar do número de fogos disponíveis ser insuficiente, a responsável adiantou que face à situação actual de crise económica do país, a autarquia não vai avançar com a construção de mais habitação social.

O parque habitacional do município de Sintra dispõe de 1379 fogos, sendo 1147 pertencentes ao Programa Especial de Realojamento (PER), que representou um investimento de 50 milhões de euros, com as rendas a variar entre os 4,46 euros e os 497,53.

A POBREZA E A DIFERENÇA SEMPRE OUVIU DIZER QUE OS RICOS É QUE PAGAM...E DEPOIS O AUTOMÓVEL É JÁ UM DIREITO E O RSI NÃO DÁ PARA TUDO...
MAS COMO OS GAJOS DA MÊDA FICAM LONGE LIXAM-SE...

No comments: