Monday, July 25, 2011

QUANTOS ANDEIROS ANDAM POR AÍ?

João Fernandes de Andeiro, 2.º Conde de Ourém, foi fidalgo galego natural da Corunha (Andeiro-Cambre). Apoia o rei D. Fernando [1] quando este invade a Galiza, desejoso de alcançar o trono de Castela, e sendo a sorte adversa ao monarca português, parte para Inglaterra, onde se torna um homem de confiança de Duque de Lencastre.

Em Julho de 1372, tendo voltado de Inglaterra na companhia dum outro embaixador do Duque, o escudeiro Roger Hoor, encontra-se com D. Fernando perto de Braga[2]. Deste encontro resultou o tratado de Tagilde.


No decurso das suas subsequentes viagens a Portugal, que passam a ser feitas em segredo a partir de 1373, apaixona-se por D. Leonor Teles, e teve com ela um romance quando o rei português já se encontrava muito doente e se começava a colocar o grave problema da sucessão (Crise de 1383-1385), em que a rainha viria a apoiar o lado castelhano e a sua filha, D. Beatriz. Os seus amores com a rainha e a sua ligação ao Partido Castelhano explicam o seu assassinato em 1383 pelo Mestre de Avis, que chefiava uma das facções na sucessão ao trono, o Partido Nacionalista.

Embora o Mestre de Avis tenha ferido de morte João Fernandes de Andeiro, este só acabou por morrer após a estocada de Rui Pereira.

NÃO SERÁ COM MEDO QUE QUEREM DESARMAR O ZÉ POVINHO?PARA PODER CONTINUAR A COLONIZAÇÃO?COMO FEZ O ROSA COUTINHO NA DESCOLONIZAÇÃO?

No comments: