Saturday, April 16, 2011

SÓ UMA RUA EM LISBOA?AO PANTEÃO NACIONAL JÁ...

"Carlos Castro pagava a rapazes mais novos para ter sexo"
por Sílvia Caneco, Publicado em 15 de Abril de 2011 | Actualizado há 1 dias
Carlos Ferreira, que nos anos 70 criou o travesti Guida Scarllaty, conta ao i o lado obscuro de Carlos Castro, com casos de subornos, traições e vinganças


Castro fez muitas jogadas perigosas, desde usar o nome do amigo para fazer negociatas até fugir nos corredores do Centro Comercial das Amoreiras de um engate que correu mal, conta Carlos Ferreira ao i
Carlos Ferreira criou o primeiro clube com travestis profissionais - o Scarllaty Clube - nos anos 70 e foi o primeiro a dar emprego a Carlos Castro em Portugal. Hoje é um homem amargurado pelas traições do cronista. Na loja da família, em Lisboa, recebe o i sem roupas da Guida, porque nunca sai à rua de cara pintada. Enquanto não há clientes descreve Castro como um homem "sem talento para o espectáculo de travesti", que "fazia tudo para levar a água ao seu moinho" e que "pagava a rapazes para ter sexo". Nas amizades, como nos amores e nos engates, Castro, para Carlos Ferreira, era como "uma aranha": "construía a teia para depois apanhar a vítima".



Foi a primeira pessoa a dar emprego a Carlos Castro em Portugal. Como era ele na altura?

Estávamos em 1975. O Carlos tinha chegado havia uns meses a Portugal, vivia entre Coimbra e a Figueira da Foz e vinha a Lisboa aos fins-de-semana. Eu já tinha aberto o Scarllaty Clube: o primeiro café-concerto onde se apresentou espectáculos de travestis profissionais. O Carlos apareceu-me lá numa noite como cliente: era uma pessoa simples e afável. Como muitos que regressavam das ex-colónias, estava a chegar ao país sozinho e sem nada.

E como é que lhe pede emprego?

Um dia chega-me com a ideia de concorrer à Visita da Cornélia. Incentivei-o - "vai lá que sempre ganhas umas massas" -, emprestei-lhe o guarda-roupa. É a partir daí que ficamos mais íntimos.

O que o levou a abrir o Scarllaty Clube?

Começou por ser um acidente de percurso do 25 de Abril. Estudava Belas-Artes e deixei-me de teatrices, até para fazer a vontade à minha mãe. Decidi: "Prefiro ser um bom espectador do que um canastrão no palco." Começo a trabalhar em decoração de interiores com o J. Pimenta [empresário da construção civil] e dá-se o 25 de Abril. O Pimenta e os engenheiros vão para o Brasil, eu fico com uma comissão de trabalhadores atrás. Um dia arrumei tudo numa caixa e fui embora. Andei um ano e tal desempregado, tinha algum dinheiro e é aí que penso abrir o Scarllaty.

Como é que as pessoas olhavam para o clube?

O timing ajudou-nos. As mentalidades abriram-se, as pessoas saíram à rua. Éramos a grande novidade. E a crítica, que era óptima, ajudou a construir a casa: durante dez anos houve sempre filas à porta.

Hoje já não se olha para o espectáculo de travesti dessa maneira...

Porque os travestis começaram a vir para a rua vestidos de mulher. Não se via o que se vê hoje no Conde de Redondo, em Lisboa. Esses rapazinhos com vontade de ser mulher, mas sem nenhum talento para representar, rebentaram com o estatuto do travesti como um espectáculo digno.

Quem entrava nesses espectáculos não era logo conotado com o mundo gay?

Só os grandes actores na época é que tinham currículo para se apresentarem vestidos de mulher. Um gajo desconhecido que se apresentasse assim em palco levava logo um chapão. Cheguei a convidar o Herman para terminar um número comigo e ele recusou, achando que era perigoso. Eu tinha noção dos riscos que ia correr. Nas entrevistas, perguntavam-me sempre se era ou não homossexual. E dizia: estou aqui como actor de travesti, a minha vida privada é a minha vida privada. Sempre fui como sou hoje: visto um par de calças antes de sair do camarim e saio de cara lavada.

Carlos Castro já tinha experiência nestes shows?

O que ele contava é que tinha escrito umas poesias. Reconheço que ele adorava aqueles espectáculos, mas não posso dizer que tivesse talento para os fazer. Deixei-o participar em números pequenos, que não prejudicavam o show. Passado três anos, quando chega a altura de fazer o Good-bye Chicago, é que a porca torce o rabo.

Despediu-o?

Ele precisava de fazer um trabalho de marcação, dançado. Estava a duas semanas de estrear e como ele não chegava lá há um dia em que tenho de o encostar à parede. Como ele ficou muito triste, tentei arranjar uma solução e convido-o então para ser o relações públicas do clube. Um dia apresentei-o à Maria Elvira Bento, da "Nova Gente". É aí que ele começa a mandar umas bocas, com o pseudónimo Daniela.

E deixou de vez o espectáculo?

Ainda fez tentativas noutras casas, mas foram fiascos atrás de fiscos.

Quando é que o despede do Scarllaty?

O Carlos nunca soube separar a condição de homossexual da vida profissional. Foi o que aconteceu na relação com o fotógrafo e, provavelmente, o que aconteceu com o Renato. Quando ele já só estava a trabalhar como relações públicas do Scarlatty, há um dia em que chego mais cedo e o encontro com um rapazinho que tinha conhecido na rua. No meu clube havia rigor e profissionalismo, não havia namoricos e engates.

Nunca mais voltaram a falar?

A nossa relação teve altos e baixos, até ele me ter feito umas partidas horríveis.

Que partidas?

De 1998 a 2006 vivi no Algarve e fui director da "Magazine do Algarve". E aí o Carlos voltou a aproximar-se. Ele não era um homem inteligente - porque se o fosse tinha tido uma outra vida -, mas era esperto. Precisava de ter visibilidade no Algarve, tinha algumas portas fechadas em Lisboa e viu ali um furo. Ele só se chegava às pessoas quando tinha interesse nelas. Durante algum tempo escreveu para lá uma página, mas começou a ser enjeitado e tive de lhe dizer que tinha de suspender a colaboração. É claro que ele ficou ofendidíssimo. Durante esse tempo, pediu--me para o apresentar a uns presidentes de câmara pois queria fazer uns espectáculos de moda. Até que um dia descubro que usou o meu nome para negociar um espectáculo. Tudo nas minhas costas. Sei que subornou chefes de divisão - oferecendo parte das receitas - para lhe conseguirem espectáculos numa altura em que não havia verbas para isso.

Depois disso ele fez uma homenagem à Guida Scarlatty num espectáculo...

Quando tinha interesse, ele fazia tudo para levar a água ao seu moinho. Hoje estava aos beijos consigo, amanhã era capaz de lhe espetar a faca nas costas.

Sempre foi assim?

No início não, mas nos últimos anos ele estava convencido de que era a grande star do jornalismo. De cronista ele não tinha nada, de mexeriqueiro sim. Cronista é um jornalista que sabe escrever bem, era uma Vera Lagoa, que mexia os cordelinhos da sociedade. Ele não mexia.

Ele já não tinha influência, ao contrário do que o Renato acreditava?

Creio que nunca teve. A Ana Salazar ou o Augustus convidavam-no para determinados eventos porque era mais uma página que saía nas revistas. Temos de ser lógicos: posso até não gostar do trabalho que faz, mas se me publicitar...

Essa influência só existia na cabeça dele?

Ele era muito pouco realista. Criou um mundo naquela cabeça. E nesta fase final da vida era muito atormentado. Talvez pela solidão, talvez por nunca ter conseguido alguém que o tivesse amado verdadeiramente, tornou-se uma pessoa com sentimentos muito mesquinhos. Fez mal a muita gente. E era um mal que nem sequer podia terminar em tribunal: eram aquelas intrigazinhas. Repare que ele no mundo gay nem foi muito chorado: a maior parte das pessoas não gostava dele pelo seu comportamento moral, pela cagança com que se assumia. A mim nunca me conseguiu afectar, apesar de ter voltado a fazer sacanices.

Que sacanices eram essas?

Em 2006 fui viver para o Brasil e, quando voltei, ele escreveu uma crónica a dizer que a monstra tinha vindo corrida, que tinha feito vigarices, que estava na miséria e teve de aceitar o contrato do Mister Gay para sobreviver. Quando uma pessoa cospe na sopa de quem lhe deu a mão é muito triste. Pode ir ao lar onde está a minha mãe e ela conta-lhe quantas vezes lhe pagou almoços e jantares sem eu saber, numa altura em que ele gastava o dinheiro todo com a rapaziada.

Carlos Castro pagava a prostitutos?

Ainda recentemente pagava a rapazes para ter sexo. Enfiava um barrete de lã, punha uns óculos e ia para o engate. Ele não era o único: é muito usual entre os homossexuais mais velhos. Um gay de 60 anos sem uma relação estável, quem é que vai com ele se não for por um interesse qualquer? Esta é a realidade, não vale a pena escondê-la. No caso dele ainda era pior porque nem sequer gostava de pessoas da idade dele. E, ainda por cima, ele era definidamente passivo e não gostava de gays, nem de bissexuais. Tinha de ser um hetero, de preferência que nunca tivesse tido relações com outro homem, isso para ele era a coroa de glória. Quem é que aos 60 tem um rapaz de 20? Não é por acaso que existem saunas gay e anúncios nos jornais: há clientela a recorrer a prostitutos. Da mesma forma que um hetero de 50 ou 60 anos recorre a prostitutas.

Seria capaz de iludir um rapaz de 21 anos?

Não tenho dúvida de que ele lhe terá feito muitas promessas com a intenção de lhe dar a volta.

Mas o Renato dava troco, tinha atitudes carinhosas para com ele...

A ansiedade do Carlos em ter alguém ao pé dele deixava-o cego. Cego sobretudo pela necessidade de se assumir perante toda a gente com aquele boneco ao lado. Ele mandava qualquer coisa para a frente para segurar as pessoas. Na relação com o fotógrafo não foi diferente: o Luís começou a andar com o Carlos pelo proveito que podia tirar. Ele nem era fotógrafo, era marujo, e era dali que vinha o ordenado. Um dia, o Carlos Castro chegou a casa e encontrou a casa vazia. O Luís namorava com uma rapariga e já não devia aguentar mais aquilo.

Do que conhecia do Carlos, era possível ele estar numa relação sem sexo?

Não acredito, pelo menos a partir de certa altura. Se calhar foi em Nova Iorque que o confronto se deu porque o Renato já estava mais envolvido. O Carlos era como uma aranha: construía a teia e depois punha a mão e a vítima caía. Sabia atacar nos momentos precisos. Conheci muitos casos, também com amigos, em que se ele só confronta as pessoas à última hora.

Mas ele não forçaria uma relação sexual.

Não tinha autoridade nem corpo para isso. Ele inebriava, aliciava, até as pessoas cederem por dinheiro ou conveniência.

Ele não era de relações fixas?

Nunca conseguiu ter uma relação porque tinha um comportamento muito obsessivo. Era muito aventureiro e atrevido. Uma coisa era o TT Club, uma casa de strip-tease em Campo de Ourique, onde cheguei a ir com ele. Aí paga-se e ninguém tem nada a ver com isso. Mas ele arriscava muito cá fora. Uma vez andou atrás de um segurança na torre das Amoreiras e aquilo não correu bem. Um dia o segurança quis dar-lhe uma tareia. Começou a fugir dele no centro comercial e eu atrás. Contaram-me que nesta última fase estaria mais comedido, mas houve alturas em que o vi arriscar demasiado: levava pessoas para casa dele que nem que me pagassem eu levaria.

Como era ele em relação aos amigos? Também tentava assediá-los?

Não. Ele não gostava de gays nem de rapazes versáteis que em termos sexuais tanto pudessem ser o activo como o passivo.

AGORA IMAGINEM O CARLOS CASTRO A GOVERNAR PORTUGAL...
O QUE FARIA UM PANELEIRO NO GOVERNO DE PORTUGAL?
O QUE FAZ UM PANELEIRO A DEPUTADO?
RESULTADO:TODO O MUNDO ACABA POR SER ENRRABADO...

No comments: